Os vereadores de Santa Maria Alexandre Pinzon Vargas (PRB), João Kaus (PMDB), Celita da Silva (PT) e o médico veterinário municipal, Alexandre Caetano, fizeram uma visita ao Centro de Bem Estar Animal neste sábado (13) acompanhandos da vereadora Márcia Gervásio e de Estefánia Plácido Foster, da Ong Clube do Cão.

A visita dos edis foi para conhecer melhor o trabalho desenvolvido em Caçapava do Sul, haja vista que o intuito é criar um Centro de Recuperação Animal em Santa Maria.

"Já conhecíamos o trabalho desenvolvido pela Márcia e pelas meninas da Ong, que há anos lutam pela causa animal e, preocupados com a situação de diversos animais em nosso município, queremos implantar algo semelhante ao Centro em Santa Maria”, disse o médico veterinário Alexandre.

Segundo Alexandre, Santa Maria resgatou mais de 250 cavalos de maus-tratos e que 28 passam por tratamento atualmente, sem mensurar o número de cães e gatos. Ele disse ainda que existe a lei da microchipagem, semelhante a de Caçapava, e que eles querem colocar em prática.

“O Cão comunitário também é uma medida que estamos lutando para que seja adotada no município, assim, ameniza a fome, sede e frio que passam os animais vítimas do abandono e que estão nas ruas. Isto, concomitantemente a políticas públicas de posse responsável e de Legislação que perpetue a causa animal, pela qual lutamos há duas décadas em Caçapava para que o respeito aos animais independa de quem está na gestão”, falou a vereadora caçapavana, que lembrou que Giovani foi o primeiro prefeito a assinar documento de comprometimento com a causa e que recentemente adotou um cachorro da Ong.

Estefânia, do Clube do Cão, disse que aos poucos estas políticas à causa animal estão sendo implantadas, como chipagem e castração. Ela falou que o trabalho da Ong é educativo e que caminha em parceria com o município, responsável pelos animais:

“Vale ressaltar que aqui não é um depósito de animais. Mas, sim, um local de tratamento de animais que sofrem maus-tratos e lesões e que, após recuperação, devem voltar para seus locais de origem ou passarem por adoção. Animais saudáveis devem estar em seus lares, por isso existe a posse responsável”, frisou.

Os vereadores mencionaram que estão visitando alguns municípios que lutam pela causa e que, além de implantar um Centro de Recuperação animal em Santa Maria, eles querem criar um projeto contra o uso de carroças com tração animal no município.

Durante a visita, eles conheceram as instalações do Centro de Bem Estar Animal, a sala de cirurgia e de recuperação, apresentadas pelo veterinário responsável, Henrique de Freitas.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Data de publicação: 15/05/2017