RSS Caçapava do Sul - RS Notícias de Caçapava do Sul/RS Sat, 06 Mar 2021 11:52:14 -0300 Sat, 06 Mar 2021 11:52:14 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://cacapavadosul.rs.leg.br/rss Vereador Lelo indica reativação da subprefeitura nas Minas do Camaquã Fri, 05 Mar 2021 14:26:54 -0300 https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3398/?vereador-lelo-indica-reativacao-da-subprefeitura-nas-minas-do-camaqua.html https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3398/?vereador-lelo-indica-reativacao-da-subprefeitura-nas-minas-do-camaqua.html O vereador Antônio Almeida Filho (Lelo-MDB), apresentou na última sessão realizada na quarta-feira, dia 03, uma indicação ao executivo para a reativação da subprefeitura na localidade das Minas do Camaquã.

Conforme o vereador, o local ao longo dos anos foi completamente abandonado, por isso a necessidade da reativação de uma subprefeitura que tenha autonomia pra realizar o trabalho de manutenção na região e nos prédios da localidade.

“Vimos como necessária a implantação da subprefeitura no local para atender as demandas com maior agilidade e eficiência”, explicou o vereador.

O parlamentar também citou a importância econômica e turística da localidade para o município de Caçapava do Sul

“É preciso salientar que se trata de um local extraordinário devido a riqueza do seu solo e também um forte berço da pecuária, além disso possui um enorme potencial turístico devido as suas belezas naturais, visitada tanto pelos caçapavanos, quanto por pessoas de outras cidades, estados e países. Um verdadeiro cartão postal de Caçapava do sul”, disse o vereador.

Ainda segundo o parlamentar, que esteve visitando a região na semana passada e conversou com os moradores, outro pedido é que a escolha do subprefeito seja feito de forma democrática por votação dos moradores locais.

 

]]>
Vereador indica criação de um cadastro online para vacinação em Caçapava Fri, 05 Mar 2021 12:23:51 -0300 https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3397/?vereador-indica-criacao-de-um-cadastro-online-para-vacinacao-em-cacapava.html https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3397/?vereador-indica-criacao-de-um-cadastro-online-para-vacinacao-em-cacapava.html O vereador Luiz Fernando Torres (Boca-PT), na última sessão da Câmara, realizada na quarta-feira, 03, indicou ao Poder Executivo o desenvolvimento de um cadastro online para a vacinação das pessoas contra a Covid-19, sendo liberado conforme a faixa etária e o plano nacional de imunização.

Segundo o vereador, este cadastro serve para agilizar o processo de imunização, como um mecanismo de informações e controle das pessoas vacinadas.

“Quanto mais investirmos na tecnologia que agilize este processo de vacinação é melhor. Este cadastro vai servir para controle das unidades de saúde e para agilizar a logística da imunização”, completou o parlamentar.

No final da sessão, o vereador também aprovou uma indicação para que a Secretaria de Obras crie dentro da pasta, um projeto piloto de fabricação própria de artefatos de cimento, para amenizar os problemas enfrentados com o saneamento básico nos bairros da cidade. Essa indicação foi aprovada por unanimidade. 

 

 

 

]]>
Caminhos do Sul da América promove: As Dez Mais na Arte da Atenção Fri, 05 Mar 2021 10:53:03 -0300 https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3396/?caminhos-do-sul-da-america-promove-as-dez-mais-na-arte-da-atencao.html https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3396/?caminhos-do-sul-da-america-promove-as-dez-mais-na-arte-da-atencao.html O blog Caminhos do Sul da América, em parceria com a Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores, na semana em que se comemora o dia Internacional da Mulher, está promovendo a quarta edição das dez mulheres que se destacaram no ano de 2021.

Conforme a organizadora do evento, Lislair Leão Marques, as homenageadas foram escolhidas pela comunidade caçapavana.

“Vivemos em tempo que o mundo pede calma, tempos de ansiedades e incertezas onde cuidado e atenção é preciso. Desta forma, foram escolhidas dez mulheres que no seu dia a dia revelam leveza no trato com o outro e possuem argumentos fortes na sua defesa e proteção”, disse Lislair.

As homenageadas vão expor suas ações em um vídeo que será publicado no dia 08 de março, através do site e do Facebook da Prefeitura Municipal.

“É maravilhoso partilhar as histórias de nossas homenageadas, pois certamente têm valor na evolução de muitas pessoas de nossa comunidade e igualmente emocionante entender que as experiências delas nutrirá muitas outras”, explicou a organizadora do projeto Lislair.

Confira as dez mulheres homenageadas:

Fotos: Catherine Vargas

 

Psícologa Luciele Monteiro Osório

- Pelo seu amor a juventude

Pedagoga Educação Infantil, Tia Manica

- Pelo seu amor a infância

Professora de Literatura, Rosalilia Torres Delabary

- Pelo seu amor a literatura

Artista Plastica Isa Dóris Teixeira Macedo

- Pelo seu amor à arte

Professora e psicóloga Dulcina Schieuelbein

- Pelo seu amor ao amparo à convalescência

Professora de Educação Física, Vânia Gasparina Gaspar de Freitas

- Pelo seu amor aos idosos

Conselheira Tutelar, Cláudia Bairros Fernandes

- Pelo seu amor ao amparo infanto-juvenil

Pedagoga Cátia Cilene Morais Dutra

- Pelo seu amor a raça

Alquimista Mariana Gomes

- Pelo seu amor a maternidade

Professora aposentada Adélia Leão de Rosso

- Pelo seu amor ao tradicionalismo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

]]>
Vereador solicita a inclusão de Caçapava no consórcio de municípios que tenta adquirir a vacina Wed, 03 Mar 2021 17:04:25 -0300 https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3395/?vereador-solicita-a-inclusao-de-cacapava-no-consorcio-de-municipios-que-tenta-adquirir-a-vacina.html https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3395/?vereador-solicita-a-inclusao-de-cacapava-no-consorcio-de-municipios-que-tenta-adquirir-a-vacina.html Na manhã desta quarta-feira, dia 03, durante a sessão da Câmara, o vereador Mariano Teixeira (PP), aprovou uma indicação em plenário solicitando ao executivo municipal para que faça parte do Consórcio da Frente Nacional de Prefeitos – FNP, para compra de vacinas contra Covid-19.

Conforme o vereador, a FNP (Frente Nacional de Prefeitos) começou a articular um consórcio para que municípios fechem acordos para compra de vacinas contra Covid-19.  A criação do consórcio já recebeu 460 adesões até a última terça-feira, 02, segundo dia para manifestação dos municípios interessados.

De acordo com o parlamentar, a FNP está fazendo toda estruturação jurídica desse consórcio, os prefeitos precisam fazer a simples adesão, o prazo para os municípios estarem aptos a comprar vacina é 22 de março.

“Vale lembrar que no final do ano de 2020, a Câmara de Vereadores, devolveu o valor de 282 mil reais, dinheiro este, resultado da diminuição da máquina administrativa e redução nos gastos, e que em reunião na época entre o Poder Legislativo e Executivo, ficou acordado que se necessário este recurso devolvido seria usado para compra de vacinas” disse o vereador.

A indicação do vereador foi aprovada por unanimidade, e segue para análise do Prefeito, que junto com os técnicos da Prefeitura farão a avaliação.

Entenda como funciona o Consórcio:

O movimento liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) reúne as 412 cidades com mais de 80 mil habitantes, mas qualquer município poderá aderir ao consórcio público para aquisição de vacinas.

Após a reunião que formalizou o início do consórcio, na segunda-feira, 01 março, o presidente da FNP, Jonas Donizette, destacou que a primeira opção é a utilização de recursos do governo federal para compra de vacinas, mas não descarta investimento dos municípios.

 

A previsão é que a associação seja constituída, legalmente, até 22 de março para, depois disso, possa atuar na aquisição de imunizantes.

O prazo para manifestação de interesse termina na sexta-feira dia 05 de março;

Cidades Gaúchas que já aderiram ao consórcio:

Canoas, Pelotas, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Passo Fundo, Cachoeirinha, Bagé, Esteio, Vacaria, Nova Esperança do Sul, Rio Grande, São Francisco de Assis, Dom Pedrito, Uruguaiana, Igrejinha, Estrela Velha, Rolador, Cachoeira do Sul, Pinheiro Machado e Torres.

]]>
Câmara de Vereadores realiza Sessão Ordinária e autoriza a contratação de enfermeiros Wed, 03 Mar 2021 16:31:08 -0300 https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3394/?camara-de-vereadores-realiza-sessao-ordinaria-e-autoriza-a-contratacao-de-enfermeiros.html https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3394/?camara-de-vereadores-realiza-sessao-ordinaria-e-autoriza-a-contratacao-de-enfermeiros.html A Câmara de Vereadores, na manhã desta quarta-feira, 03, realizou Sessão Ordinária, a pedido do Poder Executivo, para aprovar a contratação temporária, em regime de urgência de três enfermeiros para atuarem no Centro de Atendimento à Covid-19.

Conforme o Executivo, a contratação destes profissionais se deve ao fato no aumento da demanda no atendimento, sendo necessário mais enfermeiros que auxiliem na realização de testes PCR.

O Projeto de Lei foi submetido à apreciação e aprovado por unanimidade pelos vereadores.

Esta foi a primeira sessão realizada após o recesso. A próxima está marcada para o dia 09 de março a partir das 14h, sem a presença de público, obedecendo todos os protocolos de combate à Covid-19.

 

 

 

]]>
Câmara de Vereadores suspende sessão e realiza sanitização no prédio Tue, 02 Mar 2021 10:36:32 -0300 https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3393/?camara-de-vereadores-suspende-sessao-e-realiza-sanitizacao-no-predio.html https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3393/?camara-de-vereadores-suspende-sessao-e-realiza-sanitizacao-no-predio.html Devido ao agravamento de casos Covid no município, o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Pereira (PDT), decidiu cancelar a primeira sessão plenária após o recesso e que seria realizada nesta terça-feira, 02.

O Legislativo está fechado para atendimento ao público externo, funcionando apenas com 25% dos seus servidores. A próxima sessão, a princípio, está marcada para terça-feira, dia 09 de março.

Na segunda feira, 01, foi realizada a sanitização do prédio. Conforme o diretor da Câmara de Vereadores, Cassius Poglia, estas medidas foram tomadas visando a segurança dos servidores do Legislativo e garantindo a continuidade do trabalho que vem sendo realizado a serviço da população.

“Apesar da pandemia, seguindo os protocolos da bandeira preta, continuamos trabalhando com 25% dos nossos servidores, atendendo os anseios da população e acima de tudo oferecendo segurança a todos”, disse o diretor Cassius Poglia.

]]>
Segurança pública é pauta de reunião com comandante da Brigada Militar Fri, 26 Feb 2021 15:01:24 -0300 https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3392/?seguranca-publica-e-pauta-de-reuniao-com-comandante-da-brigada-militar.html https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3392/?seguranca-publica-e-pauta-de-reuniao-com-comandante-da-brigada-militar.html O vereador Antônio Almeida Filho (Lelo – MDB), esteve na última terça-feira, 23, reunido com o comandante da Brigada Militar, Ciro Nelson Rodrigues.

Na oportunidade foram debatidas questões sobre segurança pública, cercamento eletrônico de algumas áreas do município e monitoramento através de drones.

Conforme o vereador, a visita também teve como objetivo firmar uma parceria entre o poder público a comunidade e a Brigada Militar.

“O policiamento ostensivo sempre foi fundamental para a nossa segurança e para a garantia do poder público, por isso temos que dar total apoio e firmar parceria com a Brigada Militar”, ressaltou o vereador.

 

]]>
Devido ao agravamento de casos Covid Câmara de Vereadores restringe atividades Thu, 25 Feb 2021 17:16:32 -0300 https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3391/?devido-ao-agravamento-de-casos-covid-camara-de-vereadores-restringe-atividades.html https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3391/?devido-ao-agravamento-de-casos-covid-camara-de-vereadores-restringe-atividades.html Após reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 25, na Câmara de Vereadores, o presidente do Legislativo, vereador Paulo Pereira (PDT), juntamente com o diretor Cassius Poglia e o assessor jurídico, advogado Júlio Cezar Peres Coradini, decidiram restringir o acesso ao prédio da Câmara por tempo indeterminado.

Conforme portaria divulgada hoje, o acesso fica restrito apenas aos vereadores e servidores. A sessão da Câmara que seria realizada na próxima terça-feira, dia 02, também foi suspensa.

De acordo com o vereador Paulo Pereira, essa decisão foi tomada devido ao aumento de casos de Covid-19 no município e pelo grave momento que estamos passando.

“É preciso que todos se mobilizem, não podemos colocar as pessoas em risco. Essa decisão foi tomada visando proteger a todos, não só a Câmara de Vereadores, mas aqueles que frequentam o Legislativo. Estamos passando por um momento crítico onde todo cuidado é pouco”, disse o vereador Paulo Pereira.

O parlamentar salientou ainda, que as pessoas saiam de casa apenas para o que for essencial e que obedeçam os protocolos de segurança determinados pela Secretaria da Saúde, usando máscara e álcool gel.

 

 

]]>
Comissão se reúne com secretária para tratar assuntos referentes a saúde Thu, 25 Feb 2021 16:22:50 -0300 https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3390/?comissao-se-reune-com-secretaria-para-tratar-assuntos-referentes-a-saude.html https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3390/?comissao-se-reune-com-secretaria-para-tratar-assuntos-referentes-a-saude.html A secretária de Saúde, Inês Salles, esteve reunida na Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira, 25, com a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social.

Participando do encontro, representando o presidente da Comissão, vereador Luiz Fernando Torres (Boca-PT) o chefe de gabinete Silvio Brito, o vice-presidente, vereador Mariano Teixeira (PP) e a vereadora e membro da Comissão Patricia Castro (PL).

Durante a reunião foram tratados diversos assuntos referentes a saúde do município.

Conforme os parlamentares, a reunião foi de suma importância para atender as demandas, buscar recursos e oferecer uma saúde de qualidade a população.

Além dos vereadores e da secretária de saúde, participaram também do encontro a secretária Geral, Cássia Freitas, a coordenadora administrativa financeira, Maria Rosa de Freitas e as auditoras em Saúde Pública, Elisa de Saldanha Simon e Catia Bortoluzze.

]]>
Inclusão Social e Cidadania é tema de conversa com secretária de Ação Social Thu, 25 Feb 2021 10:40:32 -0300 https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3389/?inclusao-social-e-cidadania-e-tema-de-conversa-com-secretaria-de-acao-social.html https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3389/?inclusao-social-e-cidadania-e-tema-de-conversa-com-secretaria-de-acao-social.html O vereador Antônio Almeida Filho (Lelo – MDB), esteve reunido com a secretária de Assistência Social, Andressa Lisboa e com a secretária adjunta, Zoe Silveira, na quarta-feira, 24.

O motivo da reunião foi tratar assuntos referentes a inclusão social, através do esporte e da cultura.

Conforme o vereador, durante o encontro também foi tratado a possibilidade de emendas parlamentares para apoio e investimento na área de ação social e cidadania.

“Fiquei muito satisfeito com o diálogo e a receptividade para parcerias. Também tivemos a oportunidade de conhecer a excelente estrutura de funcionamento, organização da Secretaria e seu espaço físico”, disse o vereador.

De acordo com o parlamentar, a secretária Andressa Lisboa se colocou à disposição para atuações conjuntas na busca de melhorias e ampliação do atendimento de pessoas em vulnerabilidade social.

]]>