RSS Caçapava do Sul - RS Notícias de Caçapava do Sul/RS Mon, 25 Oct 2021 21:03:14 -0300 Mon, 25 Oct 2021 21:03:14 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://cacapavadosul.rs.leg.br/rss Câmara de Vereadores concede Moção de Aplausos a Escola Estadual Nossa Senhora da Assunção Thu, 21 Oct 2021 14:28:02 -0300 https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3682/?camara-de-vereadores-concede-mocao-de-aplausos-a-escola-estadual-nossa-senhora-da-assuncao.html https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3682/?camara-de-vereadores-concede-mocao-de-aplausos-a-escola-estadual-nossa-senhora-da-assuncao.html O vereador Luis Fernando Torres (Boca – PT), e também professor da Escola Estadual Nossa Senhora da Assunção (EENSA), participou na manhã desta quinta-feira, 21, das comemorações dos 69 anos da Instituição.

Na oportunidade o vereador Boca, entregou a diretora Rosilda Freitas, uma placa em nome da Câmara de Vereadores, concedendo Moção de Aplausos, parabenizando a Escola e seus colaboradores pelos 69 anos de serviços prestados com excelência à comunidade caçapavana na área da educação.

A Moção de Aplausos foi uma proposição do vereador Boca, aprovada por unanimidade na sessão da Câmara realizada no dia 14 de outubro.

“É com muito orgulho, como vereador e professor desta Instituição de Ensino que entrego essa homenagem a Escola Nossa Senhora da Assunção, onde muitos caçapavanos e hoje profissionais de extrema competência tiveram a oportunidade de estudar e aprender com excelentes professores que passaram por esse educandário”, disse o vereador Boca Torres.

 

]]>
Caçapava e Santana solicitam demandas junto ao DAER Thu, 21 Oct 2021 14:02:51 -0300 https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3681/?cacapava-e-santana-solicitam-demandas-junto-ao-daer.html https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3681/?cacapava-e-santana-solicitam-demandas-junto-ao-daer.html Na manhã desta quarta-feira, dia 20, o vereador de Caçapava do Sul, Mariano Teixeira, junto com o Presidente da Câmara de Vereadores de Santana da Boa Vista, Evaldo Melo (Petraco), estiveram em Porto Alegre para uma reunião com o Chefe de Gabinete da Diretoria Geral do DAER, Pablo Teixeira, para solicitar ações da autarquia na região.

A primeira pauta do encontro foi a solicitação para o conserto da estrada que liga as Minas do Camaquã, ERS 625, tanto o acesso pela BR 153, quanto pela BR 392.

“A estrada está em condições precárias após as últimas chuvas e necessita de um conserto imediato”, disse Mariano Teixeira.

Sobre este tema, Pablo Teixeira entrou em contato com a superintendência do DAER em Bagé e informou aos vereadores que nos próximos dias a rodovia será arrumada, iniciando pelos pontos mais críticos.

Na sequência, os parlamentares acertaram algumas ações que o DAER pode colaborar com os dois municípios, principalmente na questão de infraestrutura do interior. A reunião foi acompanhada pelo assessor do deputado Sérgio Turra, Lorenzo Stefani.

]]>
Vereadora reforça solicitação para patrolamento de acesso a Cascata do Salso Thu, 21 Oct 2021 11:59:46 -0300 https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3680/?vereadora-reforca-solicitacao-para-patrolamento-de-acesso-a-cascata-do-salso.html https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3680/?vereadora-reforca-solicitacao-para-patrolamento-de-acesso-a-cascata-do-salso.html A líder do governo na Câmara, vereadora Jussarete Vargas (PDT), na última sessão, realizada na terça-feira, dia 19, reforçou a solicitação ao Executivo, para que seja feito o patrolamento e encascalhamento da estrada que dá acesso a Cascata do Salso.

De acordo com a parlamentar, a solicitação já havia sido feita e protocolada na Câmara, no dia 21 de janeiro deste ano.

“Justifico a presente matéria com o intuído de solicitar ao Executivo Municipal uma maior atenção a nossa comunidade e também pelo fato de ser um dos principais pontos turísticos de nosso município”, explicou a vereadora Jussarete Vargas.

]]>
Vereadora solicita placas de sinalização próximo a Escola nas Minas do Camaquã Wed, 20 Oct 2021 12:05:24 -0300 https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3679/?vereadora-solicita-placas-de-sinalizacao-proximo-a-escola-nas-minas-do-camaqua.html https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3679/?vereadora-solicita-placas-de-sinalizacao-proximo-a-escola-nas-minas-do-camaqua.html A vereadora Mirella Biacchi (PDT), na última sessão da Câmara, realizada na terça-feira, dia 19, entrou com um pedido de providências junto ao Executivo, através do Departamento de Trânsito, para que sejam colocadas sinalização em frente à Escola Gladi Machado, nas Minas do Camaquã.

De acordo com a parlamentar no local é necessário a pintura de uma faixa de segurança, bem como placas de sinalização e redutor de velocidade próximo a Escola.

Em seu pronunciamento durante a sessão da Câmara, Mirella explicou que a Escola possui cerca de 200 alunos e, segundo os moradores da localidade que procuraram o gabinete da vereadora, relataram falta de segurança nos horários de saída e chegada das crianças na Escola.

“Espero que este pedido de providências seja atendido em breve, pois a comunidade das Minas já fez muito por Caçapava, está na hora de voltarmos nossos olhares para esta localidade”, disse a vereadora Mirella Baicchi.

]]>
Vereadora apresenta Projeto de Lei que institui o Dia Municipal do Futebol Feminino Tue, 19 Oct 2021 10:54:43 -0300 https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3678/?vereadora-apresenta-projeto-de-lei-que-institui-o-dia-municipal-do-futebol-feminino.html https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3678/?vereadora-apresenta-projeto-de-lei-que-institui-o-dia-municipal-do-futebol-feminino.html A vereadora Patricia Castro (PL), apresentou na última semana, um Projeto de Lei que inclui no calendário oficial de eventos do município o Dia Municipal do Futebol Feminino.

De acordo com a vereadora, as principais pautas socioculturais e políticas se expressam pelo futebol. Segundo a parlamentar as lutas por equidade de gênero e por respeito ás múltiplas identidades sexuais ganham maior visibilidade quando associadas ao futebol, servindo também como combate ao racismo, que ganha mais força nos gramados nacionais.

“A história do futebol feminino em Caçapava acontece há vários anos, saudosos times como Penãrol e São José, abriram portas no futsal para que os times mais recentes construíssem o futuro do futebol feminino em nosso município, porém essa história não se encontra documentada, somente na memória das jogadoras. Com essa homenagem, vamos dedicar um dia para nossas atletas, espero que esse projeto sirva de incentivo para que essas mulheres não desistam”, disse a vereadora Patrícia Castro.

]]>
Vereador Silvio Tondo pede providências para reconstrução do muro do Estádio Municipal Mon, 18 Oct 2021 14:46:20 -0300 https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3677/?vereador-silvio-tondo-pede-providencias-para-reconstrucao-do-muro-do-estadio-municipal.html https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3677/?vereador-silvio-tondo-pede-providencias-para-reconstrucao-do-muro-do-estadio-municipal.html O vereador Silvio Tondo (PP), na última sessão realizada na quinta-feira, dia 21, entrou com um pedido de providência junto ao Executivo Municipal para que feita a reconstrução do muro do Estádio Municipal Aristides Dias de Macedo.

De acordo com o parlamentar o Estádio encontra-se em péssimas condições, causando transtornos e oferecendo riscos aos frequentadores.

“O muro do Estádio precisa de uma reforma urgente. Muitas pessoas utilizam o local para a pratica de exercícios físicos e em breve teremos o retorno dos campeonatos de futebol, é necessário que a Prefeitura tome providências para garantir a segurança dos frequentadores”, explicou o vereador Silvio.

 

]]>
Vereador indica ao Executivo a criação do projeto de sustentabilidade “Eco Pila” Mon, 18 Oct 2021 12:03:52 -0300 https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3676/?vereador-indica-ao-executivo-a-criacao-do-projeto-de-sustentabilidade-eco-pila.html https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3676/?vereador-indica-ao-executivo-a-criacao-do-projeto-de-sustentabilidade-eco-pila.html O vereador Antonio Almeida Filho (Lelo – MDB), apresentou na última semana, uma indicação ao Executivo Municipal em parceria com a indústria e comercio local para criação do projeto de sustentabilidade “Eco Pila” em nosso município.

Conforme o parlamentar, o projeto busca contribuir de forma significativa para a redução da geração de resíduos por meio de reciclagem, utilizando uma moeda social nas transações econômicas dos resíduos.

De acordo com o vereador, este projeto já está em andamento e sendo desenvolvido com bastante êxito em outros municípios do Estado como Montenegro e Pareci Novo.

Durante a sessão da Câmara, realizada na última quinta-feira, dia 14, o vereador Lelo explicou que o projeto atua em três eixos: meio ambiente, educação e economia, pois a moeda “Eco Pila”, irá circular entre as empresas associadas da ACIC, CDL, Sindilojas e demais entidades que firmarem contrato com o projeto.

“Além de fomentar o comércio local, esse projeto é muito importante para articulação da sociedade civil organizada, associações, conselhos e para o desenvolvimento econômico sustentável, desenvolvendo também a consciência ecológica em nosso município”, explicou o vereador Lelo.

]]>
Vereador fiscaliza obras da rua Xiru Meireles no bairro Floresta Mon, 18 Oct 2021 10:58:41 -0300 https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3675/?vereador-fiscaliza-obras-da-rua-xiru-meireles-no-bairro-floresta.html https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3675/?vereador-fiscaliza-obras-da-rua-xiru-meireles-no-bairro-floresta.html O vereador Luis Fernando Torres (Boca – PT), esteve na última semana, na rua Xiru Meireles, localizada no bairro Floresta.

As obras de pavimentação já estão concluídas, e conforme o vereador, após o calçamento o local está totalmente revitalizado.

“Nos dias de chuva os moradores não tinham nem como sair de casa, a pavimentação da rua Xiru Meireles tornou o local mais limpo e agradável para as pessoas que residem no bairro Floresta”, disse o vereador.

A pavimentação da rua foi feita através de uma solicitação do vereador Luis Fernando Torres, junto ao Deputado Federal Paulo Pimenta (PT), que disponibilizou uma emenda no valor de R$ 250 mil para realização da obra.

Conforme o vereado Boca a segunda fase das obras de drenagem e pavimentação devem começar em breve, contemplando mais um trecho da rua Xiru Meireles e Dom Pedro II.

 

 

 

]]>
Projeto de Lei determina como permanente o diagnóstico de TEA e Sindrome de Down Fri, 15 Oct 2021 14:05:16 -0300 https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3674/?projeto-de-lei-determina-como-permanente-o-diagnostico-de-tea-e-sindrome-de-down.html https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3674/?projeto-de-lei-determina-como-permanente-o-diagnostico-de-tea-e-sindrome-de-down.html A vereadora Patricia Castro (PL), apresentou na última semana, um Projeto de Lei que determina como permanente o caráter do laudo que diagnostique o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down no município de Caçapava do Sul.

Conforme a vereadora, tanto o autismo como a síndrome de Down são transtornos permanentes, portanto, é uma condição que irá acompanhar a pessoa diagnosticada por toda a sua vida, não havendo justificativa para emissão de laudos com validade pré-determinada.

De acordo com a parlamentar, esse Projeto de Lei tem como objetivo desonerar as famílias que possuem pessoas autistas e com síndrome de Down, determinando que a validade do laudo médico parcial seja permanente.

“Esse projeto atente uma solicitação das mães de autistas e Down, que tem em nosso gabinete a representação das suas necessidades nesse município”, disse a vereador Patricia.

Segundo a parlamentar, esse projeto não implicará em nada quanto a validade de cinco anos da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e Sindrome de Down (Ciptea), prevista na Lei Romeo Mion, já que a necessidade de revalidação quinquenal da carteira serve como prova de vida do beneficiário, o que impede o uso indevido de terceiros da carteira titular do falecido, como serve também para manter a contagem demográfica em constante atualização.

]]>
Vereador sugere investimentos nos esportes paraolímpicos Fri, 15 Oct 2021 11:48:00 -0300 https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3673/?vereador-sugere-investimentos-nos-esportes-paraolimpicos.html https://cacapavadosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/3673/?vereador-sugere-investimentos-nos-esportes-paraolimpicos.html O vereador Antonio Almeida Filho (Lelo-MDB), na última sessão realizada na quinta-feira, dia 14, sugeriu ao Poder Executivo Municipal que realize estudos e elabore um projeto para investimentos e incentivos aos esportes paraolímpicos em Caçapava do Sul.

Conforme o parlamentar, a sugestão é baseada em inúmeras reivindicações através de seu gabinete e também manifestações nas redes sociais.

“É importante o Poder Executivo Municipal realizar esse projeto para promover a inclusão social, e nada melhor para isso do que através da prática de atividades e competições esportivas”, explicou o vereador Lelo.

 

]]>