O vereador Mariano Teixeira (PP) visitou o Banco da Amizade na tarde de terça-feira, dia 02, com a proposta de conferir como a associação está se mantendo sem o auxílio da prefeitura.

De acordo com a presidente da associação Ladi Pires e a administradora Maria Cleusa Rodrigues, na administração de Zauri Tiaraju o banco recebia auxílio mensal, em 2015 foram depositados R$ 4 mil em pagamento único e em 2016 a associação recebeu R$ 4,8 mil parcelados.

“Desde janeiro não recebemos auxílio. Temos conhecimento das mudanças da lei que passou a vigorar este ano e deixou o processo mais burocrático, mas gostaríamos de receber novamente a ajuda, assim como a Feira do Livro recebeu para a edição que acontece agora em maio”, solicita a administradora.

O Banco da Amizade atende 881 famílias, um total de 3 mil pessoas, de segunda a sexta. Elas recebem roupas, alimentos, material escolar e enxoval para os recém nascidos.

“Nosso trabalho é em equipe. A preocupação é minimizar a desigualdade social. A gente se sente impotente porque nem sempre consegue resolver, mas fazemos aquilo que está ao nosso alcance”, destaca dona Ladi.

O Banco da Amizade conta com o trabalho de 20 voluntários. Além disso, pessoas da comunidade disponibilizam tempo para atender a demanda da associação. Uma vez na semana a proprietária do salão Espelho Mágico, Vandelina Anversa vai até o banco para atender as famílias. Nas segundas e terças, o grupo jovem da Sociedade Espírita Fraternidade oferece o Cantinho do Afeto, um espaço para atividades lúdicas.

Este ano, o empresário Ibanez Pereira Lopes da loja Vitória Materiais de Construção se ofereceu para pagar as despesas da conta de luz.

“Assim as coisas acontecem no banco. Vamos recebendo ajuda dos empresários e quando eles não vêm até nós, nós vamos até eles”, conclui dona Ladi.

Para quem quiser colaborar, a associação possui duas contas para depósito, em nome do Banco da Amizade, nos bancos Banrisul e Sicredi.

Data de publicação: 03/05/2017