A vereadora Jussarete Vargas (PDT), presidente do Legislativo, destinou uma emenda impositiva no valor de R$ 20 mil para criação de uma sala sensorial no Centro Municipal Multidisciplinar.

O Centro funciona junto a Escola Municipal Eliana Bassi de Melo e atende alunos com dificuldade/transtorno no processo de aprendizagem, deficiência intelectual, baixa visão/cegueira, surdez/deficiência auditiva, TEA, altas habilidades/superdotação, entre outros encaminhamentos advindo das dificuldades diagnosticadas e que vão para a avaliação e acompanhamento.

De acordo com a coordenadora do Centro, Caroline Linhares, as salas sensoriais são espaços aconchegantes e seguros, que proporcionam a liberdade de explorar e interagir com elementos de acordo com necessidades particulares de cada criança.

Nestes espaços são desenvolvidas atividades aliadas a luzes, sons, cores, texturas e movimentos. Segundo a profissional, o objetivo da sala é oferecer estímulos de forma controlada.

"A proposta é atingir no processo neurológico, a organização das sensações do próprio corpo e do ambiente, permitir a organização do comportamento e o uso eficiente da estrutura física nas ações e atividades do dia-a-dia", explica a coordenadora.

Para a vereadora, a sala sensorial representa uma abordagem inovadora, com diferentes profissionais e especialidades que oferecem um tratamento mais completo e personalizado aos alunos.

O Centro Multidisciplinar, que funciona como um projeto da Seduc, oferece atendimento com musicoterapeuta, psicopedagoga, psicomotricista, saúde escolar.

Fonte: CMV

Data de publicação: 20/03/2024