A vinda do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) a Caçapava é uma realidade. O município foi um dos 100 escolhidos para ter um campi do instituto.

O anúncio foi feito na manhã desta terça (12), no Palácio do Planalto. A comitiva caçapavana, representada e liderada pelo vereador Luis Fernando Torres (Boca/PT) e pelo prefeito Giovani Amestoy está em Brasília, a convite do Ministério da Educação (MEC).

O IFFAR é uma instituição de ensino técnico, tecnológico e superior vinculada ao MEC. Sua missão é oferecer educação profissional e tecnológica, visando o desenvolvimento social, econômico e cultural das comunidades em que está inserido.

A implementação do IFFAR em Caçapava do Sul é de grande importância, pois representa a oportunidade de oferecer uma educação de qualidade, focada em aspectos técnicos e tecnológicos, para os estudantes da região. Além de contribuir para o fortalecimento do sistema educacional local, a presença do IFFAR pode impulsionar o desenvolvimento econômico e cultural da comunidade, preparando os jovens para o mercado de trabalho e promovendo avanços significativos no âmbito educacional.

O vereador Luis Fernando Torres (Boca-PT), um dos principais entusiastas desse projeto, expressou sua satisfação ao ver o esforço concentrado para atrair esse investimento significativo para o município.

“É um momento histórico. Caçapava está entre os cem municípios que irão receber o Instituto Federal ainda este ano. Agradeço o Ministro das Comunicações, Paulo Pimenta; o deputado estadual Valdeci Oliveira; o prefeito Giovani Amestoy; os prefeitos da região e a comunidade caçapavana que acreditou neste sonho”, comemora o vereador.

Linha do Tempo: Confira como foi o processo de Implantação do Instituto Federal Farroupilha em Caçapava do Sul

18/07/2023 - lideranças das cidades de Caçapava do Sul, Lavras do Sul e Santana da Boa Vista se uniram para elaborar um plano de ação visando a instalação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

25/07/2023 - as lideranças se reuniram novamente para discutir estratégias para o Instituto Federal. Foi agendada uma assembleia para 27/07/2023, na qual apresentaram a importância do Instituto à Reitora da IFFar, Nídia Heringer.

15/08/2023 - uma comitiva liderada pelo vereador Boca Torres, prefeitos e representantes de instituições de ensino foi recebida pelo secretário do SETEC/MEC, Getúlio Marques Ferreira, apresentando a proposta para trazer o IFFAR para Caçapava do Sul.

16/08/2023 - as negociações avançaram com uma reunião entre as lideranças e o Ministro Chefe da Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, e o deputado estadual Valdeci Oliveira.

27/09/2023 - ocorreu uma Audiência Pública coordenada pelo Deputado Estadual Valdeci Oliveira para debater a expansão do IFFAR no Rio Grande do Sul.

28/11/2023 - foi oficialmente sancionada a doação de área para o Instituto Federal em Caçapava do Sul.

30/11/2023 - a Profª. Dra. Nídia Heringer recebeu uma comitiva caçapavana em Santa Maria para entregar documentos e a lei aprovada para o Instituto.

12/03/2024 - o vereador Luis Fernando Torres e o Prefeito Giovani Amestoy estiveram em Brasília, onde foi oficialmente anunciada a implantação do Campus do Instituto Federal Farroupilha em Caçapava do Sul.

Data de publicação: 12/03/2024

Créditos: Tisa de Oliveira