O vereador Antonio Almeida Filho (Lelo-MDB) lançou na manhã desta quinta-feira (28) o aplicativo "Cidadômetro", tornando Caçapava do Sul o primeiro município do Rio Grande do Sul a possuir essa plataforma.

O aplicativo serve para que o cidadão possa reportar e acompanhar em números os problemas da cidade, como buracos, entulhos, lâmpadas queimadas, entre outros problemas, em um mapa georreferenciado e de forma gratuita. A iniciativa do parlamentar, em termos de Legislativo, é inédita em todo o estado e com apenas alguns cliques, os cidadãos podem registrar e denunciar problemas no município, basta tirar uma foto do local, que é marcado pelo GPS, e todos, inclusive a Prefeitura, ficam cientes da situação.

“Com essa ferramenta, a comunidade poderá exercer sua cidadania de forma mais efetiva, contribuindo para a melhoria da cidade, além de  pressionar as autoridades responsáveis a agir com mais rapidez e eficiência. O celular se tornou um grande aliado na luta por uma cidade melhor e mais justa para todos”, ressaltou Lelo.

O “Cidadômetro” foi desenvolvido pelo TSF Informática, de Uberaba, Minas Gerais e devido ao seu engajamento com a comunidade Lelo tornou-se o Embaixador do aplicativo em Caçapava do Sul. O vereador declarou ainda que: “Todos conhecem o meu trabalho e sabem que gosto de ajudar a solucionar os problemas que afetam a cidade. Então, ser o Embaixador do Cidadômetro é a oportunidade perfeita para fazermos a diferença e contribuir para uma cidade melhor. Como Embaixador, serei responsável por divulgar o Cidadômetro no município e incentivar as pessoas a utilizarem essa ferramenta poderosa para reportar os problemas que afetam a comunidade”, disse Lelo.

COMO FUNCIONA O APLICATIVO:

O processo começa com o cadastro do “chamado” através do aplicativo móvel, onde o cidadão escolhe o tipo de problema, tira fotos e confirma a localização no mapa. Isso gera informações precisas e geolocalizadas que são utilizadas para que o vereador Lelo possa acompanhar e buscar a solução do problema, encaminhando para os órgãos competentes na busca para que as demandas sejam atendidas o mais breve possível.

O aplicativo Cidadômetro está disponível para download no celular para o sistema operacional Android no Google Play pelo endereço:  https://play.google.com/store/apps/details…

E também para o sistema iOS no link: https://apps.apple.com/br/app/cidad%C3%B4metro/id6449779784

“O Executivo e Legislativo devem estar atentos às mudanças socioculturais acarretadas pela tecnologia e desenvolver instrumentos de interação digital, pois, embora as redes sociais sejam fortes aliadas nesta transformação, muitas vezes se torna necessário que o usuário busque dados específicos e participe da comunidade local para ter acesso às informações atualizadas e pertinentes ao município” finalizou o vereador.

Fonte: CVM

Data de publicação: 29/09/2023