Durante sua fala na tribuna na sessão ordinária da última terça-feira (26), o Vereador Marquinho Vivian (MDB), destacou a necessidade de ações imediatas em relação às fortes chuvas que têm atingido o município e a região.

O vereador expressou preocupação com a falta de medidas concretas por parte do poder executivo e cobrou por soluções para os desafios que o clima tem apresentado. Enquanto Caçapava do Sul não enfrenta a mesma gravidade das situações registradas em outros municípios do estado, Vivian enfatizou a importância de se observar a agilidade com que essas cidades têm respondido às adversidades climáticas. O vereador ressaltou que o município tem recursos, e está na hora de aplicar onde precisa, além buscar medidas junto ao governo estadual na preparação para enfrentar os estragos causados pelas chuvas.

"Quero deixar claro que não estou cobrando nada do atual secretário, pois acredito que não tem como cobrar neste momento devido às chuvas, mas sim, que devemos nos unir para buscar soluções logo à frente. Estamos vendo a realidade do que está acontecendo, como na região do Vale do Taquari, aqui próximo, como as tempestades em Bagé, no Seivalzinho, Santa Barbinha, em que o vento fez muitos estragos. Passou nesta casa hoje “decretos executivos” onde o município pode gastar sem passar aqui pela câmara, e vimos há poucos dias gastos com viagens internacionais. Precisamos que o governo tenha prioridades", destacou o vereador.

A situação, segundo Vivian, é delicada, e a preparação para o pós-chuvas é crucial. Ressaltou ainda que o poder executivo deve planejar ações que visem atender as regiões afetadas com estrutura e assistência à população, buscando auxílio dos órgãos competentes e de secretaria. Vivian alertou também para a importância de não deixar esse tipo de resposta para a última hora, enfatizando a necessidade de prevenção e planejamento.

Fonte: CVM

Data de publicação: 27/09/2023