Na noite da última quarta-feira (6), no Palácio Vereador João Raymundo da Silva Santos, ocorreu uma solenidade de homenagem às entidades e personalidades tradicionalistas que desempenham um papel fundamental na preservação da cultura gaúcha na região.

A indicação nº 124/2023, de autoria do vereador Mariano Teixeira (PP), teve como objetivo principal destacar a importância das entidades e personalidades tradicionalistas no contexto local. São elas que mantêm viva a rica cultura e tradição gaúcha, preservando costumes, danças, músicas e valores que são fundamentais para a identidade do povo gaúcho. Foram homenageados: o CTG Sentinela dos Cerros, CTG Família Nativista, CTG Sentinela do Forte, CTG Clareira da Mata, CTG Pampa e Querência, CTG Heróis do Seival, CTG Ronda Crioula, CTG Tropeiros do Picó, Grupo de Cavalgada Portal do Pampa, Associação de Trovadores Ruy Freitas e a Presidente dos Festejos Farroupilhas 2023.

A mesa foi composta pelo Presidente do Legislativo, Vereador Silvio Tolfo Tondo (PP), o Vice-prefeito Luiz Guglielmin, o Primeiro Secretário Luis Fernando Torres (Boca-PT) e pelo Patrono dos Festejos Farroupilhas do Município 2023, Sr. Ozi Carlos Ferreira.

Em seu discurso, Teixeira destacou e parabenizou as entidades e personalidades por sua  importância na preservação das tradições gaúchas no Rio Grande do Sul. “Neste momento, quero expressar minha profunda gratidão pelo trabalho que essas entidades e suas equipes de tradicionalistas fazem. Seu comprometimento e dedicação são admiráveis e inspiradores. Continuaremos a apoiar e celebrar suas contribuições para que nossas tradições perdurem por muitas gerações. Em meu nome, da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, e de toda a comunidade, parabenizamos e agradecemos a estes representantes das entidades e personalidades homenageadas nesta noite, por suas contribuições notáveis”, disse o vereador.

Durante a cerimônia, foram entregues pelas prendas mirins e juvenis, pelas Chinoquinhas, e pelos Guri, Peão, Piazito e Piá do município, um troféu para cada entidade. O evento contou também com a participação de membros da comunidade, além de outras personalidades e apoiadores da causa tradicionalista, demonstrando o profundo respeito e apreço pela cultura gaúcha na região.

Ao encerrar a sessão, o Presidente da casa aproveitou para também parabenizar a todos pela homenagem. “São entidades que aqui são representadas por pessoas abnegadas, que trabalham incansavelmente para manter nossas culturas e tradições vivas em nossa sociedade. Talvez vocês não consigam imaginar a importância e como servem de exemplo através de suas patronagens, de seus piquetes e de suas invernadas. O exemplo que vocês são para os nossos jovens é notável. Esta casa com certeza não esquece dessas entidades e sempre buscamos contribuir com nosso apoio, inclusive por meio de emendas”, disse o vereador Tondo.

Data de publicação: 07/09/2023

Créditos: GIOVANA LOPES