Na tarde da última terça-feira (22), os estudantes que irão participar do projeto tiveram a oportunidade de acompanhar uma sessão na Câmara de Vereadores e se preparar para a "Sessão Plenária do Projeto Aluno Cidadão", agendada para o dia 29 de agosto.

Os alunos que foram selecionados e que assumirão por um dia os papéis de legisladores são: Joana Oliveira Rosso, Valentina Silva Menezes, Lucas de Freitas Bueno e Arthur Dias Rasador, escolhidos pela Escola E.E.E.F. Januária Leal; Bianca de Oliveira Lopes, Rafael Alves Lopes e Theo Francisco Soares Gonçalves, da E.M.E.F Inocêncio Prates Chaves; Rafael Neto Macedo, Rayane Nunes, Naiany Teixeira e Lucas Lora de Almeida, escolhidos pela Escola Dagoberto Barcellos; além de Giovanna Peripolli Chaves, Isabela Casanova Teixeira e Lucca Vivian, do Colégio Coeducar.

Sob as boas-vindas do Presidente da Casa, Silvio Tolfo Tondo (PP), e do Vice-presidente, Marquinho Vivian (MDB), além de acompanhar a sessão em andamento, os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Câmara e os vereadores. Sendo conduzidos aos gabinetes, ao plenário onde ocorrem as sessões e eventos, além da sala da presidência. Durante a visita, os alunos também se apresentaram uns aos outros, e  ao final, os alunos realizaram a eleição da Mesa Diretora, composta por: Lucas Bueno como Presidente, Theo Francisco como Vice-presidente, Valentina Silva Menezes como 1ª Secretária e Isabela Casanova escolhida como 2ª Secretária.

As propostas resultantes serão encaminhadas ao Poder Executivo como sugestões, e cada aluno participante receberá um diploma em reconhecimento pela sua contribuição. O projeto "Aluno Cidadão", em sua terceira edição, tem origem na Lei n° 4038, de autoria do Vereador Silvio Tolfo Tondo (PP), com o apoio dos colegas, tem o propósito de promover a integração entre a Câmara de Vereadores e a comunidade por meio das escolas e famílias dos participantes. O projeto visa estimular a discussão das questões que afetam a população, proporcionando aos alunos nas séries finais do ensino fundamental, nas escolas municipais, uma compreensão das atividades político-parlamentares.

Fonte: CMV

Data de publicação: 23/08/2023