Na última terça-feira (1), o ex-Vereador Ricardo Rosso fez uso novamente da Tribuna Livre na sessão ordinária para compartilhar mais informações sobre os relevantes trabalhos realizados pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE) na região.

Durante seu discurso, o Coordenador da Agência do SINE/FGTAS/RS em Caçapava do Sul ressaltou a importância dos Vereadores na sociedade e o impacto das políticas públicas no mercado de trabalho e na vida das pessoas. Ele abordou diversos temas relacionados às ações da entidade, entre eles, que o FGTAS é responsável pelo apoio ao artesanato local. Mensalmente, um avaliador desloca-se até a agência, não havendo mais a necessidade de os artesãos se deslocarem para obterem sua carteira de artesão.

Além disso, mencionou a crescente demanda pelo seguro desemprego, que se tornou uma das principais preocupações da agência, com um aumento significativo de solicitações em julho. No entanto, ele destacou que aproximadamente 20% das pessoas desempregadas foram recolocadas no mercado, mostrando o esforço do SINE em buscar soluções, mesmo diante de um cenário econômico desafiador no município.

O foco do SINE também abrange a intermediação de oportunidades para jovens aprendizes e estagiários, visando atender às demandas do comércio local, que tem priorizado essas modalidades de contratação. Além disso, Rosso mencionou várias ações promovidas pelo SINE, incluindo o projeto "SINE nas Escolas", que busca alcançar cerca mil crianças e adolescentes, oferecendo informações sobre oportunidades de emprego e preparação para o mercado de trabalho.

Dentro das expectativas do governo, o SINE planeja realizar ações relacionadas ao Dia da Pessoa com Deficiência (PCD), com o intuito de melhorar a empregabilidade desse grupo na região. Outra questão abordada foi a importância da qualificação da mão de obra local, uma vez que o nível de escolaridade é considerado baixo. Nesse sentido, o SINE está buscando parcerias para oferecer cursos de capacitação profissional que possam preparar melhor os jovens para o mercado de trabalho.

Durante seu discurso, Ricardo Rosso reforçou mais uma vez que a agência atua como intermediária entre empregadores e empregados, facilitando o encontro de profissionais qualificados com as demandas do mercado. Além disso, o SINE está disponível para auxiliar a população na elaboração da carteira de trabalho digital, um serviço essencial para a formalização dos vínculos empregatícios e acesso a benefícios trabalhistas.

Em conclusão, o Coordenador da Agência do SINE/FGTAS/RS em Caçapava do Sul destacou o comprometimento da instituição em enfrentar os desafios do mercado de trabalho local, buscando soluções criativas e adaptando-se às necessidades do setor. O SINE desempenha um papel fundamental na promoção da empregabilidade e no desenvolvimento econômico e social da região.

Data de publicação: 02/08/2023

Créditos: Giovana Lopes