Nesta segunda-feira, dia 7, o vereador Ricardo Rosso, acompanhado do Secretário da Agricultura do Município, Lúcio Moreira, tiveram uma audiência com o Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, com o Diretor Administrativo, Carlos Carvalho, com o Médico Veterinário Vilar Gewehr e o Diretor do DDA e os responsáveis do SISPOA, Antonio Carlos de Quadros Ferreira Neto.

A primeira pauta da reunião foi sobre a adequação do SL Frigorífico, que hoje tem fiscalização municipal, e por isso a carne dos animais abatidos só podem ser comercializadas nos limites município. A intenção é se enquadrar no programa o Susaf, Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte, que busca equidade sanitária na produção, garantindo qualidade e padrão para a comercialização de produtos regionais. Desta forma, os produtores que trabalham produtos de origem animal, podem realizar o abate no frigorífico e efetuaras vendas para além dos limites da fronteira municipal.

Ricardo Rosso enfatizou que muito produtores levam seus animais para abater no frigorífico, mas não conseguem comercializar nos municípios vizinhos. Alguns comerciantes compram o gado em Caçapava do Sul e levam para abater em Santa Maria, onde o frigorífico tem fiscalização Estadual e permite a venda na região. “Queremos que os fiscais analisem a possibilidade de adequação para o frigorífico possa abater com a fiscalização estadual e que isso aumente o fluxo de abate, trazendo mais emprego e renda para o município”.

O secretário Ernani disse que enviará os técnicos da SEAPA para fazer um levantamento do que precisa ser feito para que o local tenha as condições necessárias para se enquadrar no Susaf.

O secretário Lúcio Moreira falou que o município quer fazer parte desta adequação, mas estão entrando em fase de transição de governo, mas que tudo será repassado ao novo secretário, para dar continuidade às tratativas.

Outro assunto tratado pelo vereador Ricardo na reunião foi sobre a fiscalização animal, especialmente nos eqüinos. “Em nosso município existem muitos casos de produtores que tem propriedades próximas, cortadas por estradas, e a cada três dias, os produtores são obrigados e tirar uma GTA para transitar com os cavalos. Se ele precisa se locomover de um campo para o outro, pela estrada municipal, e um fiscal lhe abordar, e não tiver a GTA, o animal é apreendido e o proprietário paga uma multa. Sugeri que seja repensado este aspecto. Quem sabe a criação de carteira sanitária ou outra forma de identificar este animal, como um cartão passaporte para os cavalos que são usados para o trabalho diário do produtor rural”

E o terceiro e último assunto da pauta foi em relação à vacina da febre Aftosa, que a partir deste ano o governo do Estado não doará mais as doses que são obrigatórias. “Questionei o secretário sobre esta ação, pois os pequenos produtores, que já tem uma renda baixa, deverão arcar com mais esta despesa,” disse o vereador.

Data de publicação: 13/11/2016