Na semana em que a Escola Municipal Alfredo Duarte está completando 55 anos, o prédio do educandário está recebendo uma reforma para receber os alunos da educação infantil.

Nesta mesma semana, o vereador Serafim Almeida, PMDB, foi procurado pelos pais dos alunos que reclamaram das más condições das instalações onde as crianças foram realocadas enquanto a obra é feita.

Serafim foi até a EMEI e verificou que realmente as condições não as ideais para receber os alunos de zero a seis anos. “Tem pouca luz e ventilação. Não é um local ideal para acolher as crianças”, disse o vereador.

Após esta visita, Serafim foi recebido pela Secretária de Educação Maureli Lopez, para apresentar o descontentamento dos pais com o local onde as crianças foram colocadas.

Maureli relatou que a reforma desta escola teve algumas questões bem atípicas. A licitação foi aberta em fevereiro, antes de iniciar o ano letivo, mas nenhuma empresa se interessou em fazer a obra. Somente em março uma nova licitação foi feita e uma empresa foi a vencedora e está habilitada para fazer o trabalho.

De acordo com a secretária estas reformas são necessárias para receberem a autorização para funcionamento da escola como creche, pois são necessárias várias adaptações para serem feitas como os banheiros, berçário, cozinha, rede água e esgoto. Estas adaptações são fundamentais para a EMEI funcionar nas melhores condições para atender os alunos.

Maureli disse também que “Iniciamos o atendimento a estas crianças com a permissão dos pais, uma vez que criamos esta opção para a região, e todos estavam conscientes que de a empresa viria fazer esta reforma, e para isso teríamos que tirar as crianças do Alfredo Duarte e instalá-los em outro local, momentaneamente. Em nenhum momento enganamos os pais. Eles sabiam e estavam de acordo que a reforma era necessária e que os alunos seriam realocados em outro local até o final da obra. Sabemos que a necessidade de vagas em creche é grande, por isso transformamos a escola num espaço para atender estas crianças, que no plano inicial era de atender cerca de 20 alunos até a reforma, mas a procura foi muito grande e hoje temos cerca de 42 crianças, e estamos trabalhando para melhorar as condições de atendimento”.

A empresa que está fazendo a reforma solicitou a desocupação da escola para dar início aos trabalhos. Foram sondados alguns lugares mais amplos na região, e foi selecionado o prédio onde funcionava PIN, e a secretaria está trabalhando para adaptar e dar as melhores condições para atender os alunos. De acordo com a Secretária foram colocados tatames para as crianças brincarem, a instalação de ar condicionado e estufas para dar conforto e bem-estar aos alunos no período da reforma.

Segundo o contrato, a empresa tem 90 dias para entregar a obra, e será utilizada mão de obra de Caçapava do Sul e o trabalho deverá ser feito em várias turmas para cumprirem o cronograma.

Maureli afirmou ainda que, quando a obra for concluída e a escola tiver totalmente adequada, a previsão é de atender cerca de 150 crianças, com idade de 0 a x anos. A secretaria falou que após a reforma concluída, entra uma nova etapa, para contratação de mão de obra e colocação do mobiliário.

Data de publicação: 09/08/2016