Na quarta-feira, dia 3, o vereador José Sidnei Menezes - Pirola esteve reunido com o deputado estadual Marlon Santos, na Assembleia Legislativa do Estado, em Porto Alegre, para saber como anda o processo de liberação da fosfoetanolamina (pílula do câncer).

Segundo Pirola, o deputado foi quem levantou esta bandeira no Rio Grande do Sul, para que a substância seja liberada, e que pacientes diagnosticados com câncer de todo o Brasil, possam utilizar as pílulas no tratamento da doença. Neste ano, Marlon trouxe ao Estado os pesquisadores que desenvolveram a pílula na tentativa de que as pesquisas pudessem ser desenvolvidas e assim o remédio fosse liberado para os pacientes com câncer. "Infelizmente, por questões burocráticas, não foi possível dar sequência na pesquisa aqui no Rio Grande do Sul, mas a boa notícia é que finalmente foi liberado o estudo, e os testes já estão sendo feitos em seres humanos no Estado de São Paulo", disse Marlon.

Pirola, que trata um câncer de próstata há cinco anos, disse que isso renova as esperanças para pessoas que como ele, sofrem com esta doença. "Já faz um tempo que acompanho o empenho do deputado Marlon para liberar o uso desta medicação. Para nós que sofremos com esta doença, é uma grande esperança, pois sabemos de pessoas que já utilizam a medicação e tiveram ótimos resultados. O deputado está tentando a liberação do uso da fosfoetanolamina no Supremo Tribunal Federal, e em sua solicitação, que seja feito com receita médica, para evitar fraudes, como vimos nas mídias nos últimos dias, finalizou o vereador.

Data de publicação: 09/08/2016