A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores realizou uma reunião na tarde de segunda-feira, dia 1º de agosto, para a análise do processo de contas do ex-prefeito Zauri Tiaraju Ferreira de Castro. A Comissão é composta pelos vereadores Peter Linhares (presidente), José Sidnei Menezes (secretário) e Marquinho Vivian (membro).

Na última sexta-feira, os vereadores Peter e José Sidnei estiveram reunidos com a consultora da área de direitos coletivos e sociais, Vivian Litia, na DPM em Porto Alegre, onde buscaram mais informações acerca do processo. Conforme a comissão, as contas do ex-prefeito do ano de 2012, estão divididas entre governo e gestão, sendo as de governo votadas pelo Legislativo Municipal e as de gestão, analisadas pelo Tribunal de Contas do Estado.

De acordo com os vereadores integrantes da comissão, está sendo elaborado um relatório, com todas as análises, para ser votado em plenário.

Ainda na segunda-feira, o Tribunal de Contas do Estado realizou a entrega da lista dos gestores que tiveram as contas julgadas irregulares ou receberam parecer desfavorável, nos últimos oito anos. A lista foi entregue à desembargadora Liselena Ribeiro, presidente do TRE-RS. Na ocasião, o conselheiro Marco Peixoto afirmou que a compilação, que atende aos requisitos da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/10), “é um instrumento fundamental para o trabalho a ser desenvolvido pelo TRE-RS”.

Na relação, constam os nomes dos gestores que podem ser considerados inelegíveis pela Justiça Eleitoral para o pleito deste ano. Também estiveram presentes o assessor jurídico do TCE-RS, Bruno Pinto de Freitas, e o supervisor de Serviços Processuais, Michael Abreu Ribeiro.

O nome do ex-Prefeito Zauri Tiaraju está nesta lista, com as contas reprovadas de 2011 e 2012, com isso, segundo o TCE a lista é entregue para informar a justiça eleitoral os candidatos que poderão ser impugnados nas eleições 2016, dependendo da avaliação do Tribunal Regional Eleitoral.

Data de publicação: 03/08/2016