Na Sessão Plenária de segunda-feira, dia 18 de julho, a Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul aprovou Projeto de Decreto Legislativo nº 080/2016, de autoria do vereador Ricardo Rosso (PP), que concede o Título de Cidadão Caçapavano ao Professor Régis Martins de Souza. A homenagem será realizada nesta sexta-feira, dia 29 de julho, às 19 horas no Plenário da Câmara de Vereadores.

Filho primogênito de Alcides Silveira de Souza e Cleusa Maria Martins de Souza, Régis nasceu em Santa Maria, em 15 de setembro de 1963. Veio para Caçapava do Sul em 1975, acompanhando seus pais, ele funcionário da CORSAN e ela, professora estadual, juntamente com seus dois irmãos Stella Maris e Roger.

Em 1989, Prego, como é carinhosamente conhecido, casou-se com Denise, e dessa união nasceram Matheus, Analista de Sistemas e Maurício, seguindo os passos do pai, professor de Educação Física. Acolheu em sua casa e cuidou, como se seu filho fosse, o sobrinho Rossano, hoje também professor de Educação Física.

Cursou o ensino fundamental na Escola Estadual Januária Leal. Iniciou o 2º grau na Escola Estadual Nossa Senhora da Assunção e concluiu na Escola Estadual Cilon Rosa, Santa Maria. Graduou-se em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física – UNIVALE, Cachoeira do Sul, em 1987. É Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Educação Física pelo Centro Universitário Internacional UNINTER.

Começou sua escalada profissional na Escola Estadual Gladi Machado, nas Minas do Camaquã. É professor concursado de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Caçapava do Sul.

No início de sua carreira, como professor do município de Caçapava do Sul, também lecionou na Escola Municipal Alfredo Duarte e Escola Municipal Nossa Senhora das Graças. De 1988 a 1990, deu aulas na Escola Santíssimo Nome de Jesus.

Assumiu na Escola Municipal Inocêncio Prates Chaves em 1990, onde exerceu a função de Diretor, por duas gestões. Dali, foi para Escola Estadual Dagoberto Barcellos.

Participou do Projeto AABB Comunidade, desde a sua criação. Em 2013, se desligou do projeto para assumir, a pedido do Prefeito Otomar Vivian, a Direção do Conselho Municipal de Desportos de Caçapava do Sul (CMD), cargo que ocupa até hoje.

Como profissional, o professor Prego, dedicou-se a mostrar e ensinar a prática do esporte como fonte de vida e inclusão social. Desportista nato, Prego desde muito cedo se destacou nos campos e quadras de Caçapava e região, levado o nome de nossa cidade a diversos municípios vizinhos, sendo como jogador de Futsal ou Futebol de Campo, seja em campeonatos ou torneios, seja na delegação da ENESPREF ou Olimpíadas das AABBs, sempre um atleta dedicado e competitivo, o que lhe rende até hoje, inúmeros elogios.

Data de publicação: 26/07/2016