O Vereador Luiz Fernando Torres (Boca-PT), representando a Câmara de Vereadores, esteve na tarde da última segunda-feira (3), participando da audiência pública na Assembleia Legislativa do RS, em Porto Alegre sobre a duplicação da BR-290.

Em apoia a inclusão dessas obras no Plano Plurianual (PPA) participativo do governo federal para 2024, sem a implantação de pedágios. A audiência pública, organizada pela Frente Parlamentar pela Duplicação, teve como objetivo mobilizar a comunidade em torno da necessidade de duplicação da rodovia. Participaram do encontro deputados, prefeitos e vereadores de várias cidades do Rio Grande do Sul.

A atual fase de duplicação da BR 290 consiste em quatro lotes de obras, cada um abrangendo aproximadamente 30 km de extensão. No momento, os lotes 1 (trecho 116 - Parque Eldorado) e 2 (Parque Eldorado - Butiá) encontram-se paralisados devido a questões administrativas e jurídicas. Por outro lado, os lotes 3 (em fase de terraplenagem, com 10% de execução) e 4 (em fase de pavimentação, com 40% de execução) estão em pleno andamento.

O Deputado Estadual e Coordenador da Frente Parlamentar, Luiz Fernando Mainardi, destacou a importância de continuar a luta pela duplicação dos 736 km da BR-290. Ele enfatizou o objetivo de incluir o projeto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que será anunciado no segundo semestre, e a necessidade de garantir continuidade nas obras além de Pantano Grande.

O Vereador Boca destacou que: "É fundamental reconhecer a urgência e a necessidade da duplicação da BR-290 para a segurança e o desenvolvimento da nossa região. Essa rodovia é uma importante rota de transporte, que conecta cidades, impulsiona a economia local e facilita a mobilidade dos cidadãos. No entanto, os trechos 1 e 2 estão enfrentando entraves administrativos e jurídicos, o que resultou em sua paralisação”

“Ao buscarmos a inclusão dessas obras no PPA, estamos reforçando a voz da comunidade e a importância de investimentos públicos que atendam aos interesses coletivos. Precisamos garantir que a duplicação seja realizada de maneira justa e acessível para todos, sem sobrecarregar os usuários com pedágios excessivos", concluiu Boca.

Fonte: CMV

Data de publicação: 04/07/2023