Recebeu na noite de sexta-feira (29) o Título de Cidadão Caçapavano, em sessão solene realizada no plenário da Câmara de Vereadores, concedido pelo presidente da Câmara e vereador proponente Celso Brito.

Nascido em 25 de maio de 1951, em Rio Grande/RS, Antônio Dias de Almeida é zootecnista, pecuarista e homem público, cuja trajetória se destaca pelo compromisso com a comunidade, especialmente com Caçapava do Sul, cidade que adotou como lar e à qual dedicou grande parte de sua vida.

Filho de Alberto Valter de Almeida, militar do Exército, e Olga Dias de Almeida, ainda bebê mudou-se com a família para Uruguaiana e, posteriormente, para Santa Maria, onde viveu até 1973. Foi lá que conheceu e se casou com Rosângela Dalcin de Almeida, com quem construiu uma sólida família. Juntos, são pais de Lícia Cristina e Antônio Filho, e avós orgulhosos de Henrique Antônio e Antônio Neto.

Mesmo não sendo natural de Caçapava do Sul, Antônio tornou-se um dos cidadãos mais atuantes do município. Desde sua chegada em 1973, sua atuação tem sido marcada pela ética, firmeza e profundo respeito à causa pública.

No setor público, ocupou cargos estratégicos como secretário de Planejamento e de Administração em diferentes governos municipais, sempre promovendo eficiência, modernização e valorização do servidor público. Eleito vereador por duas legislaturas, presidiu a Comissão de Constituição e Justiça, coordenou a Constituinte Municipal e foi presidente da Câmara, criando também o título de Vereador Emérito, honraria que recebeu posteriormente.

Como produtor rural, lutou pela valorização da agricultura familiar e contribuiu para a inclusão do feijão na Cotrisul. Também foi peça-chave na obtenção de recursos federais para obras importantes, como a creche da Vila Henriques.

Formado em Zootecnia pela UFSM, Antônio é reconhecido pela competência técnica e dedicação à comunidade.

Fonte: CMV

Data de publicação: 19/09/2025

Créditos: Tauane Alves

Créditos das Fotos: Tauane Alves