O presidente da Câmara, Caio Oliveira (PP), recebeu, no dia 14, os diretores das escolas para apresentar o projeto Aluno Cidadão, regulamentado em 2019 e que será retomado este ano.
A proposta do projeto é contribuir para o desenvolvimento da cidadania, do pensamento crítico e reflexivo. A Mesa Diretora entende que informar os adolescentes sobre o funcionamento do Poder Legislativo e as principais funções de um vereador, significa capacitá-los para que se tornem adultos críticos, conscientes e responsáveis.
Ao discutir política, os jovens aprendem a ouvir o outro, respeitar opiniões diferentes e argumentar de forma respeitosa. Isso favorece o desenvolvimento de uma cultura democrática, onde a convivência pacífica e o respeito às diversidades são fundamentais.
A iniciativa prevê ações como rodas de conversa nas escolas, visitas guiadas à Câmara de Vereadores, escolha de 11 vereadores mirins e a realização de uma sessão solene simbólica, em que os alunos ocuparão os lugares dos parlamentares.
Participaram do encontro a diretora do Instituto Municipal de Educação diretora Neusa Trindade; a vice-diretora da escola Gladi Machado Garcia Roselaine Teixeira de Oliveira; a diretora da escola Dagoberto Barcellos Marta Langner; o diretor Régis Martins de Souza da escola Nossa Senhora das Graças; o diretor do colégio Coeducar Rogério Nobre; a professora Franciele Dias, representando a diretora da escola Augusto Vitor Costa; a diretora da escola Inocêncio Prates Chaves Fátima Dutra; a professora Renata Garcia, representando a diretora da escola Eliana Bassi de Melo e a coordenadora de projetos da Secretaria de Educação Aline Medeiros.
Fonte: CMV
Data de publicação: 19/08/2025
Créditos: Tisa de Oliveira
Créditos das Fotos: Tisa de Oliveira