Na manhã desta quarta-feira (13), foi realizada uma reunião de planejamento da 4ª Festa do Azeite, que acontecerá em novembro, nos dias 28, 29 e 30.
O encontro ocorreu na pousada Vila do Segredo e as autoridades e comissão da festa onde foram recebidos pelos anfitriões Renato Fernandes e Sinara Lacerda. O presidente da Câmara, Caio Oliveira (PP) e os vereadores Antônio Almeida Filho (MDB) e Giordano Borba (PT) participaram da reunião.
Também estiveram presentes, o prefeito Marcelo Spode, o ex-prefeito Otomar Vivian, a empresária e produtora Rosane Abdala, a diretora da Agência Tuna Ecoturismo Jaqueline Moreira, o presidente da ACIC Eraldo Vasconcelos, o presidente do SINDICALC Roberto Zamberlam e o diretor executivo Carlos Cavalheiro, o empresário Ciro Chaves, o secretário de Inovação, Turismo e Cultura Ignácio Lemos, a secretária adjunta Ana Márcia Marques, a equipe da secretaria, a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho Cristina Spode, o secretário de Gestão e Governança Dilvane Loreto, a coordenadora do Geoparque Alizandra Danzmann, a diretora de Cultura Sabrina Costa, a coordenadora da Femapro e dos Artesãos Rosa Ruschel.
O objetivo foi apresentar a festa e buscar apoio da CMPC Celulose, representada por Daniel Andriotti, executivo responsável pelas relações institucionais. Andriotti explicou que o grupo, através da Lei de Incentivo Fiscal, apoia projetos na cultura, esporte, estatuto do idoso e da criança e adolescente. Hoje, direciona os recursos para o Instituto da CMPC que está sendo construído em Guaíba. Mesmo assim, o executivo acenou positivamente sobre a possibilidade de apoiar a 4ª edição da festa.
Durante a reunião, foram abordados temas como a importância das relações institucionais, o reconhecimento do município como berço da olivicultura.
A Festa do Azeite, que a cada edição fortalece o sentimento de pertencimento da comunidade, reúne gastronomia, agricultura, artesanato e produção local. Em sua última edição, somente o artesanato registrou R$ 32 mil em vendas, resultado que reforça seu papel econômico e cultural. De acordo com a coordenadora da Femapro, os artesãos aguardam ansiosamente por este momento, uma vez que tiveram ampla visibilidade com o espaço dedicado ao artesanato.
Mais do que um evento turístico, a Festa do Azeite é hoje um símbolo da cidade - celebrando união, identidade e desenvolvimento.
“Essa é uma festa que movimenta a economia, valoriza nossas tradições e fortalece o orgulho de ser daqui. É um momento de união para toda a comunidade. Todos que fazem o evento acontecer, se unem numa única sigla partidária, o desenvolvimento de Caçapava”, destacou o presidente da Câmara.
Fonte: CMV
Data de publicação: 13/08/2025
Créditos: Tisa de Oliveira
Créditos das Fotos: Tauane Alves