Na quarta-feira (24), foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de entrega da Medalha Preta Roza, no auditório do Ministério Público. A caçapavana Maria José Sito, dirigente da pastoral afro e ativista do movimento negro, foi uma das homenageadas.

A indicação foi do vereador Giordano Borba (PT) e a distinção foi concedida pela deputada Laura Sito. O evento reconheceu mais de 300 mulheres negras de 51 municípios gaúchos, destacando suas atuações nas áreas da política, cultura, segurança pública, educação, saúde, trabalho social e academia.

A Medalha Preta Roza integra a programação do "Julho das Pretas", movimento nacional que celebra o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, em 25 de julho. A iniciativa tem como objetivo promover uma reparação simbólica e política, valorizando as trajetórias negras que impactam positivamente seus territórios e comunidades.

O nome da medalha faz alusão à Preta Roza, mulher negra escravizada que lutou como combatente no quilombo de Manoel Padeiro, na década de 1830. Disfarçada de homem para acessar espaços estratégicos, ela foi morta em combate no dia 16 de junho de 1835, tornando-se símbolo da resistência negra e feminina no sul do Brasil.

O vereador destacou, “Participar desse momento foi extremamente significativo. A Medalha Preta Roza é um reconhecimento que carrega história, dor, luta e, sobretudo, a potência das mulheres negras que seguem transformando o nosso estado.”

Fonte: CMV

Data de publicação: 24/07/2025

Créditos: Tauane Alves

Créditos das Fotos: Gabinete do Vereador

Compartilhe!