Com o tema “Peregrinos de Esperança”, a programação religiosa da Festa do Divino Espírito Santo de 2025, inicia no dia 30 de maio.

Para divulgar uma das mais antigas comemorações religiosas, de origem portuguesa, que se enraizou no País, durante o período de colonização, a comissão de festeiros, representada pelo padre Alessandro Müller, usou a tribuna livre durante a sessão de terça (13).

A Festa do Divino é realizada durante a semana que antecede o Domingo de Pentecostes (cinquenta dias após a Paixão e Ressureição de Cristo) em celebração à vindo do Espírito Santo.
A abertura ocorreu no dia 19 de abril, em frente a Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção, momento em que foi cravado o mastro e hasteada a bandeira do Divino Espírito Santo. Do dia 28 de abril até dia 25 de maio, a comunidade recebe a bandeira e a benção da casa.

As atividades da programação incluem festas nas comunidades do interior: capela Nossa Senhora das Graças (Picada, já realizada); dia 18 na capela Nossa Senhora Aparecida (Seivalzinho); dia 25 na capela São Geraldo (Seival) e dia 08 de junho na capela São Pedro (Santa Bárbara, com festa no Salão Paroquial da Matriz). Também haverá procissão luminosa, bingos, missas, bençãos, cavalgada (com saída do Forte) e missa crioula em frente a Matriz.

Fonte: CMV

Data de publicação: 14/05/2025

Créditos: Tisa de Oliveira

Créditos das Fotos: Tauane Alves

Compartilhe!