E agora, o Carnaval de Rua se torna Patrimônio Cultural Imaterial.
O projeto de lei de autoria do vereador Giordano Borba (PT) que reconhece a festa popular um bem cultural de natureza imaterial, foi aprovado pelos vereadores em sessão plenária e sancionado pelo prefeito Marcelo Spode, na segunda (07).
A lei tem por objetivo fortalecer, promover e incentivar a difusão dos festejos de carnaval historicamente relacionados a uma das mais antigas festas populares e de tradição local.
“É um momento histórico da cultura caçapavana. Com a sanção, o município passa a ter respaldo legal para buscar recursos destinados à ampliação e diversificação do evento. Agradeço aos colegas e ao prefeito pela sensibilidade em reconhecer e dar o merecido destaque ao nosso carnaval.
Por trás desta festa há centenas de caçapavanos que se doam durante meses; então esse reconhecimento é também ao trabalho dos nossos carnavalescos”, comemora o vereador.
A cerimônia de assinatura contou com a presença do secretário de Inovação, Cultura e Turismo, Ignacio Lemos; secretário de Gestão e Governança, Dilvane Loreto Jaime; da diretora do Centro de Cultura, Sabrina Costa; da coordenadora do COMPIR Cátia Cilene Morais Dutra; da diretora da Casa de Cultura Juarez Teixeira, Gisele Teixeira; e dos dirigentes das escolas de samba, Omar Fernandes, Carol Alves e Emerson Santos Lopes.
Fonte: CMV
Data de publicação: 08/04/2025
Créditos: Tisa de Oliveira
Créditos das Fotos: Gabinete do Vereador