Dando continuidade a agenda de visitas aos secretários municipais, o presidente da Câmara, vereador Antonio Almeida Filho (Lelo-MDB), esteve em algumas secretarias nesta semana.
Na manhã de quinta (22), cumpriu agenda na secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural onde foi recebido pelo secretário Marco Vivian e seu adjunto, Marcelo Costa.
Entre os assuntos discutidos, os contratos com máquinas, empenhos que serão executados e os projetos que precisarão ser aprovados pelo Legislativo.
O secretário informou sobre as ações em andamento, como o programa de abertura de açudes e bebedouros. Segundo ele são três empresas credenciadas, com horas iguais para executar o serviço. As máquinas encontram-se na Coxilha São José onde mais de 100 produtos serão beneficiados.
Em relação ao caminhão de abastecimento de água, Vivian ressaltou que o veículo pode ser usado somente para transporte de água potável; quando não está levando água para o interior precisa permanecer no pátio da Prefeitura.
Outra pauta debatida foi a perfuração de poços na Coxilha; localidade onde o presidente da Câmara também destinou emendas para este fim.
“Houve um estudo de geólogos que mapearam e marcaram os locais. São dois poços que devem ser abertos com o objetivo de normalizar o abastecimento de água. Recurso natural fundamental na melhoria da qualidade de vida e na preservação ambiental, especialmente nas comunidades rurais”, destaca o presidente.
De acordo com o adjunto da pasta, uma das preocupações é que as duas perfurações sejam muito próximas e que um poço vá diminuir a vazão do outro, pois fazem parte da mesma bacia. Outra questão é a rede de luz, que precisa ser estudada. Mas essas demandas estão sendo analisadas pela equipe técnica e deverão ser solucionadas.
“Os vereadores foram bastante parceiros então temos o compromisso de executar as emendas parlamentares. Estamos a disposição para esclarecer dúvidas, principalmente sobre os projetos que pretendemos encaminhar ao Legislativo”, afirma o secretário.
Já nesta quinta (23), Lelo visitou o secretário de Obras, Paulo Oberto. O presidente colocou a Câmara a disposição da pasta e reiterou a parceira nas ações que visam o desenvolvimento e melhorias para Caçapava.
Para o presidente da Câmara, ambas as secretarias têm uma agenda intensa, principalmente porque são afetadas diretamente pelo clima.
“O trabalho dessas pastas está correlacionado, uma vez que possibilitam o desenvolvimento rural e urbano. À Agricultura cabe elaborar e propor programas de apoio ao pequeno produtor e pecuarista no sentido de oferecer-lhe suporte gerencial, de práticas e técnicas agrícolas e, também, de manejo de rebanhos; além de produção agropecuária buscando parceria com órgãos, entidades públicas e privadas afins. Já à Obras, oferece condições na área da logística, sem falar na infraestrutura urbana”, destaca Lelo.
Data de publicação: 23/01/2025
Créditos: Tisa de Oliveira
Créditos das Fotos: Tisa de Oliveira