Nesta quinta-feira (23), às 14h, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realizará no plenário da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul uma audiência pública.

A proposta debater os principais planos para 2025 e abordar questões ligadas à agricultura familiar.

O evento contará com a presença do engenheiro agrônomo e superintendente do MDA no Rio Grande do Sul, Milton Bernardes, além de representantes do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), sindicatos, feirantes, membros do poder executivo e lideranças do setor agrícola.

O vereador Giordano Borba (PT), articulador da audiência junto ao MDA, destacou que a reunião é fruto de diálogos prévios com feirantes, representantes da agricultura familiar e membros do sindicato rural, realizados no último dia 13 de janeiro.

Durante essas conversas, foram levantadas as principais demandas dessas áreas, que serão debatidas nesta quinta-feira. Entre os pontos abordados está a inclusão dos agricultores familiares na cadeia produtiva da olivicultura, incentivando a diversificação de suas atividades e ampliando as possibilidades econômicas para o setor.

“Somos grandes produtores de azeitonas para azeite, mas podemos ir além. Com a qualificação adequada, podemos expandir nosso mercado e criar novas fontes de renda para os agricultores familiares da região”, ressaltou o vereador Giordano Borba.

Também serão discutidas formas de fomentar estudos e projetos que agreguem valor à produção local, como a capacitação para a fabricação de conservas de azeitonas, explorando novos mercados e oportunidades.

Para o presidente da Câmara, vereador Antônio Almeida Filho (Lelo-MDB), políticas públicas são temas relevantes para alcançar melhorias nas atividades da agricultura familiar, por isso essas discussões devem ser fomentadas.

"O plenário da Câmara é o local ideal para realizarmos discussões que versem sobre a melhoria e o desenvolvimento do município de Caçapava do Sul. Por isso, prontamente atendemos a solicitação do MDA, cedendo o plenário para que pudesse se realizar essa importante discussão tendo em vista o fortalecimento da agricultura familiar, a produção e comercialização de azeitona e azeite, e a relevância dessas atividades no município de Caçapava do Sul e região", completa o presidente do Legislativo.

Borba reforça ainda o convite à população: “Este é um momento importante para todos que fazem parte do setor agrícola e para aqueles que desejam ver nossa região crescer. Contamos com a presença de cada um para contribuir com ideias e fortalecer nossa agricultura familiar.”

Data de publicação: 22/01/2025

Créditos: Giovana Lopes

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe!