Na primeira semana à frente do Poder Legislativo, o presidente Antonio Almeida Filho (Lelo-MDB) realizou uma série de visitas às secretarias do município.
O encontro com o secretário de Inovação Cultura e Turismo, Ignácio Lemos ocorreu no Centro Municipal de Cultura. O presidente foi recebido pela equipe, a bibliotecária Gabriele Gibbon; o responsável pelo arquivo histórico, Heron Freitas; o museólogo Tiago Machado e a servidora Liara Medeiros. Também faz parte do quadro a diretora, Sabrina Costa que estava em outra agenda.
Entre as inúmeras ações da pasta, o secretário destacou o projeto do Centro Interpretativo (que será implantado no terreno do Clube Recreativo 1º de Maio, doado para a Prefeitura em 2024). A ideia é fazer uma limpeza e transformar num espaço de convivência comunitária e também de recepção de turistas para familiarização com a paisagem local.
Já o Centro Municipal de Cultura será adequado para que se torne um ambiente inversivo. Uma sala da biblioteca, receberá um espaço lúdico para receber os alunos que participam do projeto “A Hora do Conto”, criado em 2013 e ativo há 12 anos. Segundo a bibliotecária, coordenadora do projeto, no ano passado mais de 900 crianças foram atendidas. Sobre o arquivo, o secretário destacou que a equipe trouxe, do arquivo geral, documentos e fotografias que fazem parte do patrimônio e arquivo histórico.
Na visita à secretaria de Educação e Esportes, o presidente da Câmara foi recebido pelo secretário, Silvio Tolfo; pela secretária adjunta, Janice Alves; pela responsável do controle interno, Michele Mendes e pelo coordenador administrativo Alan Oliveira. Também faz parte da equipe a coordenadora pedagógica Gerusa Cassol, que estava cumprindo agenda nas escolas.
O secretário informou o vereador sobre as demandas mais urgentes da pasta, como atender as reivindicações da escola Patrício Dias Ferreira; montar o quadro e enviar para o setor de Recursos Humanos; contatar o FNDE; acessar o sistema para fazer a prestação de contas, entre outras medidas. A secretaria pretende ainda enviar um check list para a Câmara, informando sobre a execução das emendas.
“Essas foram as primeiras visitas, institucionais e de cortesia, como chefe do Legislativo, com o propósito de estabelecer um diálogo e estreitar a relação para que as demandas das pastas possam ser atendidas em tempo hábil. Queremos ter essa conexão com as secretarias; numa relação onde exista harmonia, urbanidade e respeito, todos saem ganhando”, pondera o presidente.
Fonte: CMV
Data de publicação: 13/01/2025
Créditos: Tisa de Oliveira
Créditos das Fotos: Assessoria de Imprensa