Na última sexta-feira (10), o vereador Giordano Borba promoveu uma reunião no plenário da Câmara com feirantes, representantes da agricultura familiar e membros do sindicato rural.
O encontro teve como objetivo apresentar as metas do parlamentar para essas áreas, ouvir demandas e discutir estratégias de fortalecimento do setor.
Entre os principais pontos debatidos, esteve a organização de uma audiência pública, marcada para o dia 23 de janeiro. O evento contará com a participação do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), sindicatos, feirantes e representantes do poder executivo, para tratar sobre a agricultura familiar e os planos do Ministério do Desenvolvimento Agrário para 2025.
Durante a reunião, Borba destacou a necessidade de incentivar estudos e projetos que permitam aos agricultores familiares integrarem a cadeia produtiva de olivicultura, explorando novas possibilidades, como a produção de conservas de azeitonas. “Somos grandes produtores de oliva para azeite, mas podemos ir além, com a capacitação necessária para desenvolver conservas, uma atividade inédita no Brasil. Isso trará novas oportunidades e mais renda para nossa cidade”, afirmou o vereador.
O parlamentar também mencionou a articulação do engenheiro agrônomo e superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Rio Grande do Sul, Milton Bernardes, que já solicitou estudos de viabilidade sobre o tema ao Ministério. Além disso, ressaltou a importância de certificações que possam agregar valor aos produtos locais e contribuir para o reconhecimento dos produtores caçapavanos.
Borba reforçou seu compromisso com o setor, colocando-se à disposição de feirantes, produtores e sindicatos. “É essencial envolvermos todos os pequenos agricultores nessa discussão, pois são figuras-chave para o desenvolvimento de Caçapava do Sul. Meu mandato está aberto para construir soluções conjuntas e viáveis para o fortalecimento da nossa agricultura familiar”, concluiu.
O presidente do Sindicato Rural de Caçapava do Sul, Ademar Wagner, também participou da reunião.
Fonte: CMV
Data de publicação: 13/01/2025
Créditos: Giovana Lopes
Créditos das Fotos: Tisa de Oliveira