O presidente da Cotrisul, Gilberto Dickel da Fontoura será homenageado pela Câmara de Vereadores com o título de Cidadão Caçapavano.

A indicação foi feita pelo vereador Silvio Tolfo Tondo (Beleza - PP) e a sessão solene será realizada no dia 22 de novembro.

Gilberto Dickel da Fontoura, filho de Romildo Perez da Fontoura e Edeltraut Dickel da Fontoura, nasceu em 09 de janeiro de 1964, na cidade de Panambi, Planalto do Estado.

Chegou em Caçapava do Sul em março de 1975, continuando seus estudos no Colégio Santíssimo Nome de Jesus. Mais tarde, formou-se Técnico em Contabilidade na escola do Comércio de Caçapava do Sul.

Foi secretário da Piscina Tênis Clube de Caçapava do Sul, de dezembro de 1978 a março de 1979; menor aprendiz no Banco do Brasil de abril 1979 até novembro de 1981. Iniciou sua trajetória na Cotrisul em 1981; sua primeira função foi repositor de mercadoria de supermercado.

Hoje, exerce a função de presidente do Conselho de Administração, junto com a vice-presidente Luisa Silva Santos e o diretor de Negócios Eryelton da Silva Marques.

A Cotrisul assessora produtores da região, atendendo 2.500 associados que se dedicam a produção agrícola e a pecuária, numa área de aproximadamente 300 mil hectares. Oferece serviços de assistência técnica, fornece insumos e recebe grãos.

A cooperativa ainda desenvolve um trabalho voltado para que os produtores tenham acesso aos recursos tecnológicos e permaneçam na atividade agropecuária.

A Cotrisul faz parte do Sistema de Cooperativa de Grãos do Rio Grande do Sul e o presidente compõem conselhos: FEARROZ (Federação das cooperativas de arroz do RS); FECOAGRO (Federação de Cooperativas agropecuárias do RS); CCGL (Cooperativa Central Gaúcha LTDA); OCERGS (Organização das Cooperativas do RS)

Atualmente a Cotrisul compõem a frente para o desenvolvimento regional, que é conduzida pela Associação Comercial e Industria de Caçapava do Sul (ACIC). O grupo possui como foco principal três pilares: agricultura, pecuária e mineração, mas está sempre atento à outras atividades que proporcionam oportunidades de desenvolvimento da região.

Data de publicação: 24/10/2024

Créditos: Tisa de Oliveira