O Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) em parceria com a Prefeitura, realizou na noite de segunda (18), uma audiência pública para apresentar os eixos tecnológicos que serão implementados no Campus Caçapava do Sul.

A presidente da Câmara, vereadora Jussarete Vargas (PDT), representou o Poder Legislativo e destacou a importância da qualificação profissional.

“A profissionalização efetivada através de cursos técnicos viabiliza melhorias das condições de desenvolvimento sócio econômico de um município. Se quisermos nos transformar em uma cidade que agrega valor, temos que focar na qualificação. Seja com ensino técnico regular derivado das escolas de ensino médio, seja um profissional capacitado nos institutos federais de educação tecnológica, seja fruto das universidades ou formado na vida diária do trabalho. Oportunizar ensino de qualidade e ensino técnico é garantir ao estudante o direito a uma formação completa para a leitura do mundo e para sua atuação como cidadão”, afirma.

Neste processo, que está na etapa de definição das áreas de conhecimento, a população poderá escolher, através do voto online, quais cursos serão contemplados.

Os eixos tecnológicos sistematizam conhecimentos, competências e habilidades. São "famílias de cursos", como explicou o pró-reitor de Desenvolvimento, Carlos Lehn. Por isso, é importante que sejam escolhidos pela comunidade, levando em conta a aptidão do local, os arranjos produtivos e as características sociais, econômicas e culturais da região.

Neste momento, a participação de todos, respondendo o questionário online, é essencial. São essas respostas que auxiliarão a reitoria na definição das áreas de atuação do futuro Campus Caçapava do Sul e, consequentemente, dos cursos a serem ofertados.

Ao acessar o link, a população poderá escolher DOIS eixos, entre os três apresentados: Recursos Naturais (exemplos: Cursos Técnicos em Agropecuária, Fruticultura, Florestas, Agricultura e Zootecnia); Informação e Comunicação (exemplos: Cursos Técnicos em Jogos digitais, Manutenção e Suporte em Informática, Redes de Computadores, Informática para Internet e Computação Gráfica) e Produção Alimentícia (exemplos: Cursos Técnicos em Agroindústria, Alimentos, Panificação e Viticultura e Enologia). Também é possível sugerir outros cursos.

Além do prefeito Giovani Amestoy; prefeito Garleno Alves, de Santana da Boa Vista e da representante o prefeito Sávio Prestes, Ana Paula Teixeira; participaram da audiência, o vice-prefeito Luiz Carlos Guglielmin, secretários municipais, a reitora do IFFAR Nádia Heringer, os vereadores Luiz Fernando Torres e Patrícia Castro (PT), Mariano Teixeira (PP), empresários, representantes de clubes de serviço e entidades, professores e alunos das escolas do município.

Participe deste importante processo educacional!!! Vote e compartilhe nos grupos de whats o link. O formulário on-line ficará disponível até domingo, dia 23 de junho.

Acesse para votar: https://bit.ly/eixosCacapava

Data de publicação: 18/06/2024