Durante a última sessão ordinária da Câmara de Vereadores, realizada na terça-feira (23), o Vereador Marquinho Vivian (MDB) trouxe à tona preocupações significativas sobre a dificuldade enfrentada pela população em relação marcação e realização de exames.

O vereador enfatizou que uma delas é a demora para a realização de exames comuns, devido a grande demanda. A espera obrigada a população a pagar particular quando há urgência.

Outro ponto abordado foi a realização de exames em Cachoeira do Sul, para os quais os médicos do município encaminham os pacientes e embora o tempo médio de espera informado seja de 24 dias, de acordo com o sistema SUS GERCON, a espera real pode chegar a 78 dias.

O vereador expressou sua preocupação com o funcionamento do sistema de critérios de atendimento e demandas em Caçapava do Sul. Ele enfatizou a necessidade de medidas urgentes para solucionar essa questão, afirmando que não se pode esperar para agir quando se trata da saúde da população.

"Exames que muitas vezes são necessários com urgência, em que as pessoas estão lutando contra o tempo, não podem ser adiados. Não podemos admitir esse tipo de situação. Deve existir alguma forma de gerenciar isso, cobrar agilidade ou reformular a logística", enfatizou Vivian.

Fonte: CVM

Data de publicação: 25/04/2024