A presidente da Câmara, vereadora Jussarete Vargas (PDT), a convite da coordenadora do Centro de Referência Regional de Autismo de Bagé e acompanhada do chefe de gabinete Gelson Lopes, participou de uma palestra com o neurologista Felipe kalil Neto.

Kalil é doutor em Pediatria e Saúde da Criança e professor da Escola de Medicina da PUC.

O encontro foi realizado na Subseção da OAB, na noite de sexta (12), e lotou o espaço de convivência social da entidade, com a presença de profissionais da área da saúde: fisioterapeutas, psicopedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais; professores; educadores especiais e familiares de autistas.

O médico, natural de Bagé, falou sobre o desenvolvimento do cérebro humano e criticou a demora do diagnóstico pelo SUS. Kalil afirmou que 1 em cada 36 crianças serão diagnosticadas com autismo e falou sobre a importância de diagnosticar cedo. Os pais devem ficar atentos aos seguintes sinais: falhas no contato visual, ausência ou atraso na resposta ao sorriso, atraso de resposta de chamado ao nome, referir-se a si mesmo na 3° pessoa; atenção compartilhada; modo de brincar incomum; rigidez comportamental; entre outros.

Kalil explicou ainda como planejar intervenções terapêuticas. De acordo com o pesquisador, o diagnóstico é clínico e os profissionais devem fazer individualização de cada caso; ou seja, não existe terapia padrão. Elas devem ser baseadas nas qualidades e não nos déficits; a equipe multiprofissional deve focar nas potencialidades; a abordagem é comportamental e educacional com individualização do ensino e envolvimento da família.

“As crianças estão a maior parte do tempo sob cuidado de familiares, que quando bem instruídos podem ser facilitadores no desenvolvimento dos autistas. Ficamos felizes em saber que temos profissionais com expertise em TEA no nosso município. Os pais podem colaborar de maneira muito especial para o crescimento da criança, principalmente fornecendo aos profissionais da educação as informações sobre as formas de comunicação da criança. Outro aspecto que vale destacar são as trocas com outros pais, é através delas que passamos a acreditar nas possibilidades de aprendizagem de nossos filhos”, ressalta a presidente.

Data de publicação: 15/04/2024

Créditos: Tisa de Oliveira