O Centro Regional de Referência de Autismo Mariza Codevilla Mata, de Bagé, entrou em funcionamento em setembro de 2023 e representa uma luz para as famílias bageenses que não conseguiam atendimento e estavam na fila de espera das instituições.
O local atende 100 crianças em atendimento nas diversas áreas das terapias: psicologia, pedagogia, psicopedagogia, psicomotricodade, fisioterapia, nutrição e consultas com neuropediatra. De acordo com a coordenadora do Centro, Quelen Alves, o local ainda não tem todos os profissionais que deseja, mas possui uma equipe mínima para atendimento.
As crianças atendidas não conseguiam vaga em outros locais e estavam na fila de espera. Agora, o Centro de Autismo está se organizando para ofertar terapias a mais famílias.
A equipe administrativa conta com cinco profissionais e os monitores possuem curso de atendimento terapêutico. De acordo com Feltrin, o próximo projeto é implantar uma praça sensorial para as crianças.
"Estamos comprometidos em oferecer apoio e atendimento de qualidade para as crianças autistas e familiares. Conhecer o funcionamento deste Centro, que é referência na região, é importante para buscarmos melhorias e oferecer mais serviços no Centro Multidisciplinar. Quanto mais estímulos as crianças tiverem, melhor será seu desenvolvimento, mais autonomia terão para as atividades rotineiras", destaca a presidente.
A presidente também foi convidada para um encontro, na sexta (12), com o médico Felipe Kalil Neto, pediatra que atua na área de neurologia infantil, PhD em Pediatria e Saúde da Criança e professor na Escola de Medicina da PUC. A palestra será no Centro de Convívio da OAB, Subseção Bagé.
Fonte: CVM
Data de publicação: 08/04/2024
Créditos: Tisa de Oliveira
Créditos das Fotos: Tisa de Oliveira