Mariano Teixeira, juntamente com a terapeuta holística, Cristiane Barcelos, apresentaram ao prefeito, o Projeto de Lei para a criação do Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares de Educação Popular.
Este programa tem como objetivo promover a implantação de políticas de saúde e as suas diretrizes para as áreas de Acupuntura, Homeopatia, Medicina Antroposófica, Termalismo, Social/Crenoterapia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Arteterapia, Biodança, Dança Circular e muitos outros.
“Acredito que este projeto é muito importante para o município, pois visa o bem estar da população, instituindo práticas que são sistemas e recursos terapêuticos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e da recuperação da saúde por meio de métodos eficazes e seguros”, disse Mariano.
“Esta iniciativa já é Lei Federal desde 2018, mas precisa de regulamentação em cada município, programa já existe em varias cidades do RS, e precisa ser expandido cada vez mais através de regulamentação local e como alternativa para as pessoas na busca de uma saúde melhor e qualidade de vida”, explanou Kika Barcelos.
O Prefeito recebeu o modelo do Projeto e informou que vai fazer uma reunião com a equipe da secretaria de saúde para formular um estudo de como aplicar o projeto. Na oportunidade, Kika Barcelos se colocou a disposição para que, em conjunto com o município, realize um evento piloto com práticas integrativas a fim de apresentar a comunidade de Caçapava.
O projeto apresentado ao prefeito já tramitou na câmara de vereadores no ano de 2020, com a autoria do vereador Mariano Teixeira, mas não foi aprovado pela Casa.
Data de publicação: 05/04/2022
Créditos: Daniel Miranda
Créditos das Fotos: Daniel Miranda