De acordo com o parlamentar, estes dados coletados servirão de base para possíveis campanhas de conscientização contra o abandono, projetos de castrações, combate a zoonoses e aos maus tratos.
Com objetivo de cadastrar, bem como identificar os animais domésticos existentes no município, o presidente da Câmara, vereador Paulo Pereira (PDT), apresentou na sessão, realizada nesta terça-feira, 13, a indicação ao Executivo (juntamente com o anteprojeto em anexo), do Censo de Animais Domésticos (CAD).
De acordo com o parlamentar, estes dados coletados servirão de base para possíveis campanhas de conscientização contra o abandono, projetos de castrações, combate a zoonoses e aos maus tratos.
Para subsidiar o poder executivo na elaboração do referido projeto, consta na indicação que o Censo de Animais Domésticos (CAD), será de responsabilidade da Secretária Municipal da Saúde, e deverá ser realizado anualmente através de agentes designados.
Estes profissionais terão como função preencher um questionário padronizado e distribuído pela Secretaria Municipal de Saúde, contendo o número de animais de estimação, sexo e espécie do animal, condição reprodutiva, tipo de alimentação e período que é fornecida, condições de abrigo e a identificação do visitador.
Conforme o vereador Paulo Pereira, essa coleta de dados irá facilitar o atendimento do Castramóvel, (veículo utilizado na castração de cães e gatos que chegou ao município no final do mês de março, através de uma reivindicação do parlamentar).
“No momento que o Castramóvel for colocado em operação, este censo irá facilitar o trabalho, pois os profissionais já estarão sabendo quantos animais existem em determinados bairros ou vilas e qual a necessidade de castração a ser executada naquela região”, explicou o vereador.
Paulo Pereira salientou ainda que este é um investimento em saúde pública, pois o controle da população e da saúde animal está diretamente ligado a saúde do ser humano.
Data de publicação: 13/04/2021