Na manhã desta terça-feira, dia 26, o Presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Mariano Teixeira, foi até a Escola Patrício Dias Ferreira para visitar as depências da instituição, juntamente com a diretora Maria Elaine Rodrigues, e averiguar a distribuição de Merenda Escolar, após reclamações de pais dos estudantes e também a estrutura do educandário após o início do turno integral.

A Escola começou neste ano a realizar aulas com turno integral para os alunos, onde devem receber três refeições por dia, pois as mais de 200 crianças e adolescentes, que estudam do Pré ao 9º ano, têm 16 disiciplinas na carga horária e 35 professores com oito aulas por dia, sendo quatro pela manhã e quatro no período da tarde.

Outro problema verificado pelo vereador é a instalação de luz do local, que é precária e não produz eletricidade suficiente para manter ligados aparelhos como computadores e fornos que a escola necessita usar no dia a dia e não consegue devido a esta adversidade.

Segundo o vereador, alguns pais de alunos reclamaram que a merenda não estava sendo fornecida a contento, ou seja, em pouca quantidade. Como o parlamentar é presidente da comissão de educação, resolveu visitar a escolar para saber da veracidade dos fatos.

Durante a visita, os professores informaram que a merenda está sendo distribuída regularmente, porém em quantidade que não está a contento dos pais que fizeram a reclamação.

De acordo com Lucia Santos que trabalha no setor de Distribuição de Merenda Escolar, está sendo utilizado o saldo do recurso do ano de 2018 para compra dos alimentos, pois o recurso de 2019 ainda não foi disponibilizado para a repartição, mas deve chegar até o próximo mês.

" Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar os professores da Escola, que mesmo com dificuldades fazem um grande trabalho, já este problema com a merenda escolar nós sabemos que estão trabalhando com recursos de 2018, por isso, que a quantidade de alimentos não está sendo o ideal, mas como Presidente da Comissão de Educação vou trabalhar para agilizar este processo de compra dos utensílios deste ano", disse Mariano.

A Diretora Maria Elaine em nome da Escola Patrício Dias Ferreira agradece imensamente ao apoio do empresário Marcelo Spode, com a doação de materiais, móveis, eletroeletrônicos e eletrodomésticos que estão sendo fundamentais para o melhor funcionamento da escola e bem estar dos alunos.

" O setor de alimentação escolar também realiza um grande trabalho, mas soubemos que para a compra dos alimentos existe um processo burocrático que depende da decisão da Prefeitura, que as vezes é demorado", finalizou o vereador.

" O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), já liberou duas parcelas do recurso de 2019 e a Prefeitura Municipal destinou recurso de contrapartida. Estamos com um edital em processo licitatório com abertura dia 04 de abril 2019 e o segundo edital/pregão e chamada pública da Agricultura familiar em andamento para possível republicação para próxima semana, neste meio tempo foi feita também uma compra emergencial ", relatou Lucia.

" Sabemos do quão importante é a agilidade em todo o processo burocrático dentro da prefeitura. Desde da confecção do edital à distribuição ao aluno. Somos uma corrente de elos... precisamos da equipe da licitação,da assinatura do prefeito,da confecção dos empenhos para que nossos fornecedores entregue no almoxarifado... portanto, temos um longo caminho até a escola. Estamos à disposição ", disse Cleuza Borba.

Data de publicação: 26/03/2019