A Câmara de Vereadores promove na próxima sexta-feira, dia 8, Sessão Solene pela passagem do Dia Internacional da Mulher, às 19h, no Plenário do Poder Legislativo. No evento serão homenageadas onze mulheres indicadas pelos vereadores, por sua dedicaç...
A Câmara de Vereadores promove na próxima sexta-feira, dia 8, Sessão Solene pela passagem do Dia Internacional da Mulher, às 19h, no Plenário do Poder Legislativo. No evento serão homenageadas onze mulheres indicadas pelos vereadores, por sua dedicação à família e profissão. Veja quem serão as agraciadas de 2019.
Vânia Gasparina
Garcia de Freitas
A homenageada do vereador Ricardo Rosso (PP), tem 57 anos, é filha de Corinha Garcia de Freitas e Franklin Carvalho de Freitas, avó de Alice de Oliveira Campos, nasceu e reside em Caçapava. Professora de Educação Física há mais de 15 anos no Clube da Melhor Idade Vivência, trabalha para que o idoso se sinta valorizado e integrado a comunidade, através de exercícios, danças, atividades físicas, viagens e bailes. Ela é apaixonada pela sua profissão.
Giovanna Antonelli Saldanha
A advogada é a indicada do vereador Alex Vargas (MDB). Formou-se pelo curso de Ciências jurídicas e sociais da PUCRS, fez pós-graduação em responsabilidade civil na atualidade e direito processual civil.
Trabalha desde 1990 na região centro do Estado na área de direito de família no escritório de Alcides Saldanha Advogados. Trabalhou na Assessoria Jurídica na Câmara de Vereadores de 2008 a 2012. Foi presidente da Subseção da OAB (2004 a 2006) e Vice-presidente (2010 a 2013). Integrou a Comissão Especial da Mulher Advogada nos triênios 1998 a 2001 e 2010 a 2012.
Fabíula Lopes Ferreira
Aos 37 anos, ela é filha de Maria Iara Lopes de Oliveira e Pedro Alves Ferreira, mãe de João Pedro Ferreira e Marina Ferreira, nascida em Caçapava e mora na fazenda da família. A pecuarista e fotógrafa é a homenageada do vereador Marco Vivian (MDB).
Segundo ela, a pecuária é um empreendimento familiar, já a fotografia eu atuo há 10 anos, com trabalhos em vários estados brasileiros e fora do país. Sua especialidade é a fotografia infantil. Desde 2011 atua em projetos sociais em Caçapava e Cachoeira. Uso a fotografia para arrecadar recursos para Sky Liga Feminina de Combate ao Câncer, hospitais e o Abrigo Bem-Me-Quer.
Margareth Bitencourt Teixeira
O vereador Zilmar Araújo (PP) presta homenagem a Margareth, 58 anos, natural de Caçapava, casada com Luiz Carlos Trindade Teixeira. É filha de Neide Souza Bittencourt e Maria Domingos Bittencourt. A mãe de dois filhos, Michael Bittencourt Teixeira (in memória) e Mariane Bittencourt Teixeira, é avó de três netos: Alana Oliveira Teixeira, André Oliveira Teixeira e Luiz Henrique Teixeira Marques. Margareth é proprietária da LancheriaTradição e desempenhou diversas atividades nos CTGs Família Nativista, Pampa e Querência e Sentinela do Forte.
Maria de Fátima da Silveira Zanetti
Maria de Fátima da Silveira Zanetti, 59 anos, é a homenageada do vereador Luiz Fernando Torres (PT). Ela é filha de Darcy Marques da Silveira e Santa Tereza Mendes da Silveira. Casada com Lênin Zanetti e mãe de Patrícia da Silveira Zanetti, Wladimir Hengler da Silveira Zanetti e Igor da Silveira Zanetti, é avó de Jordana Zanetti Medeiros e bisavó de João Arthur Zanetti Teixeira. A dona de casa é natural de Caçapava.
Lorena Cassol
A vereadora Márcia Gervásio (PDT) presta homenagem a mulher de 51 anos, que é mãe de Sofia Carson da Luz, e filha de Remaldo Cassol e Iracema Cassol. Natural de Caçapava, é formada em Pedagogia da Educação Infantil e há 25 anos trabalha na área. Hoje, atua na sala multisseriadada escola Josefina Saldanha e colabora há 18 anos na APAE.
Daniela Tolfo
Com Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria em 2010, a professora é a indicada do vereador Silvio Tondo (PP). Ela é Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013), Doutora em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017) e professora na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Cacapava do Sul, desde 2015.
Roberta de Casaes Bressane
O vereador José Sidnei Menezes (PP) presta homenagem médica oncologista de 41 anos. Ela é filha de Maria do Carmo de Casaes Bressane e Antônio Roberto Carneiro Bressane. Roberta é casada com Anderson Ayres e mãe de Antônio Bressane Ayres. Natural de Porto Alegre, mora em Cachoeira desde agosto 2014. Ela trabalha no Centro Regional de Oncologia do HCB e auxilia a Liga Feminina de Combate ao Câncer e participar de campanhas de auxílio aos pacientes do HCB.
Terezinha Nobre Moreira
Terezinha, homenageada do vereador Paulo Pereira (PDT), tem 60 anos, é filha de Oscar Moreira e Orfila Moreira (in memória). Ela é mãe de Hermes Moreira, avó de Eduardo Freitas e Gustavo Freitas. Natural de Caçapava, reside atualmente na Coxilha São José. A secretária do médico Hermínio Duarte é cuidadora de idoso e voluntariamente faz a manutenção do cemitério da Cruz. Na Coxilha, ela e amigos coordenaram a decoração de Natal da Capela São José. Ajuda voluntariamente pessoas que necessitam de cuidados especiais no hospital.
Talita Dorneles Barreto
O vereador Mariano Teixeira (PP), presta homenagem à filha de Hermenegildo Santos Dornelles e Ema Machado Dorneles. Talita é mãe de Luzardo, Adalgisa, Artur, Lorenzo, Reinaldo, Cláudio, Dioclécio Barreto Filho e Laércio Fernando (in memória). Foi casada com Dioclécio Dutra Barreto (in memória). A agricultora natural de Caçapava é avó de Bruna, João, Marcos, Ricardo, Artur, Victor Hugo, Rafaela, Luiz Cláudio, Ana Luiza, Jordano Lucas e Hugo Rafael e bisavó de Luka Valentina e João Pedro.
Franciele Maria Pincolini Pessoa
O vereador Caio Casanova (SDD) homenageia a filha de Adair Pincolini e Cleci Bortoluzzi Pincolini. Natural de Silveira Martins, 31 anos, é Técnica em Enfermagem e exerceu a profissão por 05 anos no Hospital da Brigada Militar, em Santa Maria. Prestou concurso e realizou o Curso Básico de Formação Policial Militar no ano de 2012. Em novembro de 2014 retornou a Caçapava.
No ano de 2015 foi indicada para o curso de Instrutora do Programa Educacional de Resistência às drogas e à Violência (PROERD). Desempenha o trabalha do programa nas escolas das redes Municipal e Estadual.
Reportagem: Gazeta de Caçapava
Data de publicação: 03/03/2019