Na última semana, a Escola Municipal Augusto Vitor Costa, no Durasnal, realizou o IX Seminário de Criatividade Aplicada, em que os educandos e educadores atuaram em um palco com vários cenários, que aguçaram a curiosidade dos presentes nos evento, po...

Na última semana, a Escola Municipal Augusto Vitor Costa, no Durasnal, realizou o IX Seminário de Criatividade Aplicada, em que os educandos e educadores atuaram em um palco com vários cenários, que aguçaram a curiosidade dos presentes nos evento, pois os protagonistas interagiram com imaginação e criatividade, desempenhando seus papéis de “ Interventores de seus mundos” e rompendo paradigmas de currículos tradicionais, possibilitando uma autogestão educacional e consequentemente maiores possibilidades para uma “Educação Criativa”.O seminário aconteceu durante todo o dia e reuniu alunos, professores, colaboradores da escola, comunidade escolar e moradores da região.

O conceito de criatividade, ainda é pouco citado no que se refere ametodologias ou intervenções educacionais, visto que, políticos, educadores, ainda não têm consciência da necessidade de orientar os métodos educativos numa perspectiva criativa.

Mesmo assim, a escola considera que devemos descobrir caminhos, que nos permitam arriscar em uma educação em que sejamos os autores na invenção de novos recursos capazes de romperem com a rigidez dos programas conteudistas, flexibilizando os temas a serem abordados na aprendizagem com situações reveladoras de potencialidades do aprender através de um currículo que propõe uma “ Invenção de Mundos”. Currículo este de caminhar paralelamente ao currículo tradicional.Este currículo emergente surge nos momentos em que o sujeito tem seu interesse de aprender, despertado pela intervenção do educador, que motiva de acordo com a proposta curricular a ser desenvolvida com a turma de educandos.A “Invenção de Mundos”, na qual o sujeito aprende, busca o conhecimento através da pesquisa, na qual todos, todos assumem o papel de autores do processo construtivo, com atividades criativas e com possibilidades de brincarem com personagens imaginários que efetivamente se transformam em aprendizagem real.O aprender neste contexto envolve um conhecimento interdisciplinar, buscando coletivamente, mobilizar a atenção para todas as áreas do conhecimento, problematizando, para despertar a curiosidade, e assim surgir a necessidade de buscarem soluções que naturalmente vai envolvendo as demais áreas do aprender, sendo os educandos protagonistas e o educador o interventor nesta “Invenção de Mundos”. O currículo emergente surge com base na proposta curricular em vigência, seu diferencial está na autoconstrução.O Projeto Criatividade Aplicada, é desenvolvido na escola Augusto Vitor Costa há nove anos em parceria com a UNIPAMPA, através da coordenação do professor Márcio Martins e o professor Roger Alves que atualmente estão realizando junto aos professores do pré e anos iniciais, curso de formação, no qual este grupo de pesquisa em Dispositivos Complexos de Aprendizagem - DICA - interagem entre a prática e a teoria. Fonte: Direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Vitor Costa

Data de publicação: 28/11/2018

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