A vereadora Márcia Gervásio (PDT), esteve nesta segunda, (25), na Câmara de Vereadores de Santa Maria em reunião com o vereador Alexandre Pinzon Vargas (PRB).

A pauta do encontro foram as demandas envolvendo a causa animal e dos avanços nas duas cidades desde que foram empossados vereadores. Márcia e Alexandre estão em seu primeiro mandato.

Alexandre esteve em Caçapava do Sul em maio de 2017, para conhecer projetos da vereadora e na oportunidade visitou o Centro de Bem Estar Animal Municipal.

“Santa Maria ainda está buscando soluções para o bem estar dos animais de nossa cidade, ainda temos muito a implantar e muito a prender com projetos de cidades vizinhas que estão dando certo” disse Alexandre.

Márcia falou também sobre o grande surto de toxoplasmose que está acontecendo em Santa Maria e que muitas pessoas erradamente relacionam aos animais principalmente aos gatos.

“A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada por um protozoário muitas vezes encontrado nas fezes de gatos, entanto, homens e outros animais também podem ser hospedeiros do parasita, estima-se que 1% da população felina elimine os cistos do protozoário no ambiente, afirma a vereadora e para contrair a doença através de um felino é necessário ingerir acidentalmente fezes contaminadas de gatos.

A contaminação pode acontecer mais facilmente através do consumo de verduras mal lavadas, consumo de carnes cruas ou mal passadas ou pelo hábito de levar a mão à boca sem lavá-la.

“A contaminação menos comum é através do gato, portanto, o gato, não é o vilão”, explica a vereadora.”

Data de publicação: 26/06/2018