Nesta terça-feira, dia 15, o vereador Luis Fernando Torres (Boca) e o Presidente do Comude, João Sergio Machado, estiveram em Porto Alegre para uma audiência com o Secretário de Planejamento do Estado, Josué Barbosa, para solicitar a liberação dos recursos para a construção da nova sede do Corpo de Bombeiros de Caçapava do Sul, que foi aprovada pela Consulta Popular 2014/2015, no valor de R$ 300 mil.

Segundo o Vereador, em 2014 o município fez a doação de um terreno para construção da nova sede dos Bombeiros de Caçapava, mas devido o desmenbramento da área não foi possível tocar para frente o projeto. Com isso, após uma tratativa entre o comando dos Bombeiros e a Escola Estadual Cônego Ortiz, a escola cedeu um terreno que fica ao lado do educandário para a construção da nova sede da corporação.

O processo de doação da área foi aprovado pela 13º Coordenadoria de Educação e também pelo Patrimônio do Estado, faltando apenas a oficiallização. Desta forma, como já está encaminhado a doação do terreno o Estado pode liberar os recursos da Consulta Popular.

O vereador informou também, que o dinheiro da Consulta não havia sido liberado antes pelo Estado porque o terreno ainda não estava definido. " A Secretaria de Planejamento informou que os recursos aprovados através da Consulta Popular de 2015 até hoje já foram pagos, mas o recurso da nova sede dos Bombeiros é de 2014, portanto, é um período vencido, porém, existem um recurso da Consulta do último ano que não foi possível ser repassado porque algumas entidades beneficiadas não apresentaram projeto ou não possuem a documentação necessária. com isso, Caçapava quer que parte deste dinheiro não repassado seja destinado a construção do quartel dos Bombeiros. Procurei evidenciar ao Secretério a importância desta emenda, porque nossa cidade está localizada entre três BRs de grande fluxo de caminhões e veículos e contam na região somente com a guarnição de Caçapava", disse o Vereador.

O proejto de construção está estimado emaproximadamente R$ 450 mil, com isso, o restante do valor para completar a verba da Consulta Popular será de uma ação conjunta dos órgãos públicos e iniciativa privada.

Data de publicação: 17/05/2018