O vereador Luis Fernando Torres (Boca-PT) e o assessor Silvio Brito, se reuniram com o secretário de Planejamento Flávio Monteiro, na segunda (15), para acompanhar o andamento de obras, cujos recursos são provenientes de emendas do deputado Paulo Pimenta (PT) e uma emenda do senador Paulo Paim (PT).

Segundo o vereador, a obra do campo da Promorar foi abandonada pela empresa porque a Caixa Econômica Federal (CEF) não liberou o dinheiro.

“Foi feita uma nova licitação para a construção do campo, pois a empresa contratada pela administração anterior abandonou a obra. A grama sintética foi substituída pela vegetal para adequar os recursos do convênio. Como a CEF não liberou o dinheiro, a outra empresa contratada também foi embora. Estou indo à Santa Maria para uma reunião na CEF, junto com uma representante do escritório do deputado Paulo Pimenta, para saber porquê não foi pago e para liberar o recurso”, explica o vereador.

Calçamento na rua Silva Jardim

Já a colocação do calçamento na rua Silva Jardim foi interrompida, porque os recursos da primeira parcela da obra não foram pagos. De acordo com o secretário Flávio, a CEF efetuou o pagamento na semana passada e o trabalho deve ser retomado até quarta (17).

Como medida de segurança, os moradores do local se mobilizaram e enviaram à secretaria um abaixo assinado, solicitando a implantação de um quebra molas.

“O redutor de velocidade é importante devido ao fato de que muitas crianças circulam na rua. Estamos preocupados com isso e apoiamos a ideia”, completa Boca Torres.

Ciclovia

A obra do passeio público e ciclovia na Avenida Presidente Kennedy, estava com muitas pendências na CEF, que impediam o avanço do convênio. Além disso, os recursos eram insuficientes para a execução do projeto aprovado pela Caixa. Foi solicitada a reformulação do projeto, adequando-o aos recursos.

“Depois das alterações, a Caixa aprovou o projeto e autorizou a abertura de licitação”, comemora o vereador.

A drenagem pluvial das ruas Domingos Dutra Farias e Luiz Coelho Leal está aguardando apenas a homologação do processo licitatório. O calçamento da rua Domingos Farias - emenda do deputado Paulo Paim - está aguardando a aprovação do projeto pela CEF.

Já a creche da Promorar, o município teve que refazer o projeto, dentro do recurso existente e enviar ao FNDE.

“O projeto deverá ser cadastrado para os técnicos do Ministério da Educação avaliarem e liberarem a execução da obra. Assim que o projeto estiver cadastrado, vamos unir forças para a região Sul não perder essa obra”, promete Boca.

Passinho da Aldeia

O vereador contou também que o recurso do Passinho da Aldeia foi uma conquista junto ao ex secretário de Planejamento do Estado, João Motta.

“A secretaria de Planejamento está elaborando um projeto que será encaminhado ao secretário de Obras do Estado, Fabiano Pereira. Mesmo sabendo que o dinheiro não é suficiente para a conclusão da obra, fico feliz que este projeto será levado adiante, graças ao empenho do secretário e sua equipe, e que o recurso não será devolvido. As notícias do secretário Flávio me deixam contente porque estou na política desde 2009, focado em buscar verbas para melhorar as condições de vida do povo de Caçapava. Desde essa data conseguimos fechar convênios que totalizam 6 milhões. Após três mandatos, com administrações diferentes estou vendo esses recursos se tornarem realidade. Tive o privilégio de ver o Parque da Fonte do Mato revitalizado, depois de sete anos do recurso ter chegado. Espero que este ano consiga realizar essas obras”, avalia.

Para 2018, o vereador afirmou que tem encaminhado 250 mil para calçamento da rua Retaxerxes (emenda do deputado Paulo Pimenta), 250 mil para reforma da escola Patrício Dias (deputado Marco Maia) e 250 mil do deputado Cajar Nardes, do Podemos (PODE), que será destinado para o calçamento da rua Veranópolis.

“Esse recurso eu já havia conseguido, mas foi perdido. Então solicitei novamente. Quanto a demora na conclusão, isso ocorre porque são recursos federais, existe burocracia e é preciso seguir os trâmites legais. Apesar disso, temos certeza que essas obras só vem melhorar as condições de vida dos caçapavanos”, conclui.

Data de publicação: 16/01/2018