Na manhã desta segunda-feira, dia 27, o médico Luiz Carlos, responsável pelo plantão médico do Pronto Atendimento de Caçapava do Sul, esteve na Câmara para um reunião com os vereadores sobre os atendimentos no PA e explicar a logística que é realizad...
Na manhã desta segunda-feira, dia 27, o médico Luiz Carlos, responsável pelo plantão médico do Pronto Atendimento de Caçapava do Sul, esteve na Câmara para um reunião com os vereadores sobre os atendimentos no PA e explicar a logística que é realizada na triagem dos pacientes, além de colher sugestões para melhorar o serviço e a demanda dos médicos durante o plantão.
A reunião foi comandada pelo Presidente da Casa, Vereador Ricardo Rosso, e contou com a presença de todos os vereadores. O médico explicou como funciona a triagem dos pacientes, onde cada um é classificado por uma cor, que representa o tempo de espera e a emergência no atendimento.
Outra pauta do encontro é o porque da demora no atendimento em alguns casos, onde o médico explicou que 50% dos pacientes atendidos no PA são ficha azul, ou seja, é somente consulta, com isso, a prioridade são para os outros casos mais urgentes. “ Em muitos casos a gente atende um caso urgente que precisa de transferência para outro município, com isso, a vezes a gente perde mais de uma hora no telefone tentando a transferência do paciente, conversando com os médicos, acertar a remoção e manter o paciente em observação até a confirmação da transferência. Outro casos é de cirurgia de emergência, que a gente também precisa de tempo para contatar o médico cirurgião de plantão, acertar os detalhes da internação e ficar ao lado do paciente até ser removido ao Hospital, em virtude desses casos que acontece a maioria das demoras”, disse o médico.
Luiz Carlos falou também que muitas falhas que acontecem no PA a direção tenta corrigir e que um dos principais problemas enfrentados atualmente é o número de pacientes atendidos por dia e os problemas com as transferência de pacientes que acaba preenchendo um tempo importante do médico.
Os vereadores fizeram vários questionamentos ao médico sobre os procedimentos do PA e no final chegaram a conclusão que o principal problema são as unidades de saúde, que não estão atendendo a demanda de consultas, no que acaba lotando o Pronto Socorro todos os dias. No final do médico elogiou a audiência pública realizada pela Câmara sobre a saúde no mês de agosto.
Todos os vereadores ficaram com o telefone do Dr. Luiz Carlos, para entrar em contato quando acontecer qualquer ocorrência no PA.
Data de publicação: 27/11/2017