Grupo de Artes Nativas Os Chimangos receberá na segunda (23), uma homenagem da Câmara de Vereadores pelos 40 anos de fundação. A iniciativa foi do vereador Mariano Teixeira (PP), que sugeriu a realização de uma sessão solene.

“A trajetória do grupo inclui espetáculos no Rio Grande do Sul, Brasil e no exterior. A filosofia dos Chimangos é fiel as raízes gauchescas e latino-americanas. Não atuam com fins lucrativos e todos os integrantes trabalham de forma voluntária. Além disso, a renda dos espetáculos é empregada em pesquisas de novas danças e no aprimoramento do figurino internacional”, justifica o vereador.

Em outubro de 1977, oito estudantes fundam em Caçapava o grupo Os Chimangos. Na época já mostravam a preocupação em resgatar a arte folclórica latino-americana através da dança, integrada à literatura e aos elementos culturais dos povos da América do Sul.

Os Chimangos já realizaram várias turnês pela Europa e América Latina, além de serem os responsáveis pela Festa Mundial do Folclore, realizada na cidade, a cada dois anos.

Data de publicação: 16/10/2017