O vereador Paulo Pereia (PDT) protocolou um projeto de lei instituindo em Caçapava o Dia Municipal de Doação de Órgãos, que será celebrado anualmente no dia 27 de setembro. A data coincide com o Dia Mundial de Doação de Órgãos.

De acordo com o vereador, o projeto tem como objetivo contribuir para a conscientização das pessoas sobre a importância da doação de órgãos e incentivá-las a se tornarem doadores.

“Pesquisas mostram que existem um grande número de pacientes, no Estado, esperando por doação”, justifica Paulo Pereira.

Pela legislação brasileira, quem decide pela doação ou não de órgãos é a família. Nenhum tipo de registro, documento ou selo sobre doação de órgãos tem validade legal atualmente.

“O que vale é a vontade da família e por isso é fundamental conversar em casa sobre esse desejo. No Rio Grande do Sul, 44 % das famílias escolhem não doar órgãos”, relata o vereador.

O projeto irá para votação na sessão desta terça, (26).

Data de publicação: 26/09/2017