O projeto de lei que declara o Grupo de Cavalgada Portal do Pampa represente oficial de Caçapava nas cavalgadas promovidas por outros municípios, foi aprovado pelos vereadores.

Segundo o vereador Mariano Teixeira, autor do projeto, o grupo promove Caçapava nas cavalgadas que envolvem outros municípios e também durante a Semana Farroupilha, quando busca a chama crioula. Este ano será a 10º vez que irá buscar a Chama.

No ano de 2016, o grupo, percorreu 284 km em 14 dias no lombo do cavalo conduzindo a centelha da chama crioula da cidade de Triunfo para a Segunda Capital Farroupilha. Unidos cada vez em honrar nossas raízes e não deixar que o símbolo maior do nosso estado se apague. Para que futuras gerações sigam em frente com esse ideal sempre levando junto o amor a tradição e o legado. Hoje está plantando a semente que futuramente será colhida em nossa sociedade.

“Seus integrantes participam com entusiasmo e orgulho, com sentimento de pertencimento ao ato simbólico. São pessoas que alimentam a esperança de dias melhores, que valorizam a vida e cultuam uma vivência guiada pela simplicidade e honestidade, ajuda mútua e cooperação, de modo correto e justo”, justifica Mariano.

O vereador destaca ainda que em suas ações e atividades, o grupo valoriza o uso do cavalo como meio de transporte, considerado alternativo para os dias atuais, mas que foi fundamental em outros tempos para o desenvolvimento da região sul.

No percurso das cavalgadas, que já totalizou 1.500 quilômetros, se criaram as amizades e a integração com os diferentes grupos sociais, constituindo-se em momentos educativos de valores, mas também de cuidado do ambiente utilizado e da natureza.

Data de publicação: 12/07/2017