O projeto da vereadora Márcia Gervásio (PDT) que institui, de 04 a 11 de outubro, a Semana Municipal de Proteção Animal e Posse Responsável foi aprovado pela Câmara de Vereadores.

O projeto da vereadora Márcia Gervásio (PDT) que institui, de 04 a 11 de outubro, a Semana Municipal de Proteção Animal e Posse Responsável foi aprovado pela Câmara de Vereadores.

A data tem como objetivo conscientizar a comunidade sobre a importância de se praticar a posse responsável e as responsabilidades que incidem sobre a adoção de animais domésticos.

“Convém ressaltar que a posse responsável, aliada a medidas de controle dos vetores são as formas efetivas de se controlar um grande número de zoonoses”, justifica Márcia.

Durante esta semana será apresentada a população trabalhos realizados nas escolas, como exposições, palestras, redações e mostras de arte abordando o tema. A semana, que inicia no dia 04, terá como encerramento no dia 11 de outubro, uma “Cãominhada” de conscientização na rua 15 de Novembro, com a participação de entidades e escolas do município.

Para a vereadora, projetos e políticas públicas que tratem sobre o respeito pelos animais são indispensáveis e uma maneira de abordar isso é através da educação. Além disso, o abandono é uma realidade em Caçapava.

“Ainda não há um rendimento satisfatório do trabalho que já é previsto por lei de castração de animais de rua. Precisamos ensinar nossas crianças e jovens, pois é comprovado que sem a educação da posse responsável não alcançaremos tão cedo um índice menor de animais abandonados”, avalia a vereadora.

É preciso considerar também que na maioria dos municípios brasileiros há um aumento populacional desenfreado de cães e gatos e, conseqüentemente, a propagação de possíveis zoonoses.

“Os animais podem se tornar hospedeiros e transmissores de doenças e isso configura caso de saúde pública”, alerta Márcia.

Data de publicação: 27/04/2017

Compartilhe!