Os familiares da caçapavana Ilumina Oliveira de Borba participaram da sessão de terça, dia 11, na qual foi aprovado o projeto de lei denominando uma das ruas no setor 12, perpendicular a Avenida João Manoel Lima e Silva, ao lado da Capela São Luiz, como Rua Dona Ilumina Oliveira de Borba. O autor do projeto é o vereador Luis Fernando Torres (Boca-PT).

Dona Ilumina nasceu em Caçapava, em 1929. Casou com Araci de Borba com quem teve sete filhos. A homenageada era conhecida e requisita por sua habilidade com a costura. Ela foi responsável pela educação dos filhos, já que o marido passava a maior parte do tempo trabalhando em fazendas, na construção de banheiras para o gado.

Após a morte do marido, teve que assumir todas as responsabilidades do lar, dedicando-se a cuidar da família, até ser diagnostica com Alzheimer. Dona Ilumina faleceu no dia 24 de dezembro de 2010.

Segundo o vereador, muitos familiares de Dona Ilumina moram nas proximidades da rua, a qual levará seu nome e como ela era muito conhecida, facilita a identificação de endereços para a entrega de correspondências e documentos.

Data de publicação: 13/04/2017