O vereador Mariano Teixeira (PP) visitou na manhã de terça-feira, dia 04, o ESF V, da Vila Sul. A ação faz parte de um levantamento de como está o funcionamento dos postos de saúde de Caçapava.

De acordo com a enfermeira responsável, Denis Cechin Filipini Teixeira, em 11 anos de trabalho o local já passou por duas reformas e está com problemas na estrutura: o prédio apresenta rachaduras na sala de atendimento médico. Na última obra, o posto dobrou o espaço físico, com isso aumentaram as necessidades.

“Estamos precisando de uma técnica em enfermagem. O ideal seria três profissionais, mas sabemos que o programa não estabelece isso. Trabalhamos sempre sobrecarregados e ainda contamos com a boa vontade da dentista que nos auxilia em outros setores”, relata a enfermeira.

Além disso, o ESF V está sem alguns medicamentos no momento, como o paracetamol gotas, receitado para as crianças que fazem vacinas e ficam febris. A unidade também não tem um servidor para serviços gerais e a equipe precisa cuidar da manutenção e limpeza do local.

A médica cubana, Marileybi Sierra Marquez atende 32 horas, nas segundas, terças e quintas, devido a um curso de capacitação. Pela manhã realiza as consultas e à tarde se dedica aos trabalhos dos grupos e visitas domiciliares.

Já os agentes de saúde reivindicam um wifi na unidade, para que os dados sejam informados com mais rapidez. Há no local apenas quatro cabos para conectar a internet, como são sete profissionais, o wifi facilitaria o trabalho.

“Muitas vezes sentimos que o nosso trabalho não está completo, pois deixamos de dar atenção merecida aos usuários devido ao aumento de demanda - foram incluídas mais duas micro áreas - e a sobrecarga de trabalho”, desabafa a enfermeira coordenadora do ESF.

O vereador Mariano solicitará à secretaria da Saúde um pediatra e um ginecologista para a unidade, além de profissionais para completar a equipe que apesar das condições, desempenha suas funções com dedicação para atender bem os usuários do ESF.

Data de publicação: 04/04/2017