O vereador Paulo Pereira (PDT), protocolou um projeto de lei de origem Legislativa sugerindo a criação do Dia Municipal da Prematuridade. A data de 17 de novembro de cada ano, será dedicada para atividades e mobilizações ao enfrentamento do parto prematuro.

O foco será a prevenção do nascimento antecipado e a conscientização sobre os riscos envolvidos, assim como assistência, proteção e promoção dos direitos dos bebês prematuros e suas famílias.

“A prematuridade é um problema de saúde pública no Brasil e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é a primeira causa de mortalidade infantil no mundo. Além disso, o nascimento prematuro deixa marcas psicológicas e é a principal causadora de sequelas nos recém-nascidos”, justifica o vereador.

De acordo com Pereira, nesta data poderão ser desenvolvidas ações como palestras e atividades educativas, campanhas na mídia, eventos e iluminação de prédios públicos com luzes de cor roxa.

O projeto será votado na próxima sessão da Câmara, na segunda-feira, dia 16.

Data de publicação: 13/01/2017