Na noite se segunda-feira, dia 21 de novembro, a Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul realizou um Grande Expediente Especial no Clube Recreativo Harmonia em homenagem ao Dia da Consciência Negra, dia 20 de novembro. A proposta foi ir além da comemoração da data, cada vereador homenageou uma personalidade que se destaca na história do clube e na cidade.

O presidente da Câmara, Caio Casanova conduziu a sessão, acompanhado do secretário José Sidnei Menezes – Pirola, o vice prefeito Ilson Tondo, a presidente do Clube Harmonia, Cátia Cilene Morais e o vice presidente Andre Ramir.

Em 9 de setembro de 1971, aconteceu uma sessão plenária na Câmara de Vereadores, para homologar a criação do Clube, há 45 anos. O Legislativo caçapavano vem acompanhando o desenvolvimento do Harmonia, apoiando o grupo que retomou as atividades há cerca de três anos, com o objetivo de abrigar as mais diversas formas culturas em um espaço de diversidade.

O orador da sessão foi o vereador José Sidnei Menezes, que discursou sobre a importância das pessoas que deram início ao clube e a retomada das atividades no local, no final aproveitou uma citação de Morgan Freeman: “Que o dia que pararmos de nos preocupar com a consciência negra, amarela ou banca e nos preocuparmos com a consciência humana, o racismo desaparece”.

Na sequência, os vereadores homenagearam as personalidades do clube:

Caio Casanova – Everaldo dos Santos Ferreira

Teresinha Grazzioli – Raquel Batista Morais

José Sidnei Menezes – Maria Seluta Lopes Oliveira

Jussarete Vargas – Pedro Gaspar

Silvio Tolfo Tondo – Francisco Acidemar Nunes

Pedro Gaspar – Terezinha Melo Lopes

Luis Fernando Torres – Jeane Meireles Dorneles

Serafim Almeida – Simone Sena Freitas

Peter Linhares – Ronaldo Marques Barcelar

Ricardo Rosso – Emiliano Marques Constante

Marquinho Vivian – Kethlyn Marques

Após, a presidente do Clube Harmonia, Cátia Cilene Morais, falou sobre a importância da valorização, além da consciência negra. Reconhecendo o trabalho de quem ergueu as paredes da entidade e a necessidade de tornar o local um espaço de portas abertas para a cultura, em todos seus segmentos. Destacando as autoridades que fazem o clube acontecer diariamente, como o Tio Cida com o projeto Som da Liberdade, o grupo do Coletivo Omodê, o movimento do rock n’roll, hip-hop, samba, entre outros.

O vereador Caio Casanova encerrou a sessão afirmando a possibilidade de criar um projeto de lei para homenagear anualmente o Dia da Consciência Negra, valorizando as pessoas trabalham pelo fortalecimento do Clube Recreativo Harmonia.

Data de publicação: 22/11/2016