Na manhã desta terça-feira, dia 21 de junho, o Gerente Geral do Projeto Caçapava do Sul, da Votorantim Metais, Paul Cezanne Pinto fez uma apresentação do empreendimento que já está em fase de licenciamento ambiental. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima) foi protocolado em janeiro na Fepam, e tem cópias dos sete volumes na Câmara de Vereadores e na Prefeitura de Caçapava do Sul, na Prefeitura de Santana da Boa Vista, no escritório da Votorantim nas Minas do Camaquã e na Escola Estadual Ensino Médio Profª Gladi Machado Garcia, naquele distrito.

Paul apresentou aos vereadores dados com o resultado de sete anos de pesquisa que prevê a lavra e beneficiamento de minerais polimetálicos: zinco, chumbo e cobre. Estima-se que o depósito tenha 29 milhões de toneladas de reserva mineral. Falou também que o Projeto Caçapava do Sul é uma joint venture entra a Mineração lamgold e a Votorantim Metais, que detém 70% do empreendimento. Disse também que a exploração será a céu aberto em três cavas com vida útil de 20 anos. “Este ponto depende do mercado externo, da cotação do dólar e também das pesquisas, que não cessam. No caso de encontrar novos pontos de exploração e o mercado for favorável, este prazo pode se estender” disse o gerente.

O investimento previsto está em R$ 322 milhões e a expectativa é de gerar 450 empregos diretos nesta fase, que está prevista para 2019.

A previsão estimada é de 36 mil toneladas/ano de chumbo contido, 16 mil toneladas/ano de zinco contido e 5 mil toneladas/ano de cobre contido. O cobre e o chumbo serão exportados via Porto de Rio Grande. Já o zinco será transportado para as metalúrgicas da Votorantim Metais, localizadas nas cidades mineiras de Juiz de Fora e Três Marias.

O gerente do projeto também falou sobre a produção de energia, que será própria, com investimentos da Votorantim, e também dos planos ambientais de tecnologia e sustentabilidade.

Serão realizadas também duas audiências públicas para apresentação do projeto à comunidade no mês de julho. Uma nas Minas do Camaquã, dia 27 de julho, às 14 horas no CTG Ronda Crioula, e outra em Caçapava do Sul, no dia 28, também as 14 horas, no Ginásio do Melão.

Data de publicação: 21/06/2016