A Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul foi surpreendida com a notícia que a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, que fica em Cachoeira do Sul, onde Caçapava pertence, com a notícia que a Secretaria de Saúde do Estado está fazendo uma reestruturação das Regionais, onde 8ª Coordenadoria deixará de existir, e com isso, Caçapava do Sul será remanejada para a 7ª Coordenadoria, localizada em Bagé, o que traria muitos transtornos aos pacientes que já que algumas referências serão transferidas para Bagé, e outra para Alegrete, que fica distante 267 km da sede do município.

O vereador Peter entrou com uma moção, aprovada pelos vereadores, solicitando o empenho da Secretaria de Saúde do Estado, que Caçapava do Sul seja recoloca para a Regional de Santa Maria.

No decorrer da sessão os vereadores, em comum acordo, entraram em contato com a Secretária de Saúde Rosane Abdala que prontamente veio até a Câmara para esclarecer ao Legislativo sobre a determinação da pasta estadual, que pede que as Coordenadorias de Saúde sejam reduzidas de 19 para nove em todo o Estado. Aproveitou a oportunidade para dar ciência aos vereadores sobre a situação da Saúde no município e no Estado, onde o Hospital de Caridade Dr. Victor Lang, não está recebendo em dia os repasses do Estado, e o município está arcando em partes, com estes valores, para manter em funcionamento, existindo a dificuldade em atender as especialidades, tendo em vista o não atendimento pelo SUS por parte dos hospitais da região.

“Esta diminuição de Coordenadorias é um desejo antigo de governos do Estado. O atual Governador apenas teve coragem de pô-la em prática. Mas ela nos afeta diretamente, pois deslocaria nossos atendimentos e convênios. Por exemplo, setores de Oncologia, Hemodiálise, Mamografia, que eram feitos em Cachoeira, poderão ser transferidos para Bagé ou Alegrete”, disse a Secretária de Saúde, que é contrária a medida.

O convite à Câmara os Vereadores, onde formaram uma comitiva para ir nesta quinta-feira, com representantes do Executivo, onde serão recebidos pelo Gabinete do Chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, e representante do Secretário da Saúde João Gabbardo, que irão pedir, caso seja inevitável esta transferência, que Caçapava do Sul seja atendida pela Coordenadoria de Santa Maria, que é mais próxima e tem mais suporte para atender aos pacientes.

Data de publicação: 07/06/2016